TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Artigos Científicos: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente empresarial

O ambiente empresarial diz muito do que somos capazes de realizar. Sua composição determina quão acirrada será a disputa por clientes e principalmente pelo lucro. Isto implica esforço e dedicação, principalmente para captar e manter os consumidores que vão e vem nesta “onda” movida por necessidades e desejos.

A compreensão do ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe. Economia, tecnologia, política, legislação são macro-variáveis que “fogem” ao controle do gestor e da empresa. Neste caso, o máximo que a empresa inteligente pode fazer, é adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem em algumas situações em momentos quase concomitantes.

Porém, apenas adaptar-se as novas demandas do mercado já não é suficiente. A exigência é muito maior! O entendimento do ambiente competitivo consiste em analisar o passado, diagnosticar o presente e prognosticar o futuro.

O coringa desta questão “prognosticar o futuro”, não é o principal objetivo da análise ambiental, mas sim, como atingir os objetivos e as metas empresariais e mercadológicas neste futuro?

Ao compreender as forças e fraquezas (ambiente interno da empresa), oportunidades e ameaças (ambiente externo) elabora-se uma estratégia de ação. Estratégias corporativas ou mercadológicas devem ser pautadas numa análise bem elaborada e realista.

De acordo com Cavalcanti (2001) “A estratégia é como um indicador ambiental dos negócios e de cenários variados, obtendo o sentido sinérgico das organizações”.

Percebe-se que a compreensão do ambiente em conjunto com indicadores de ações estratégicas fortalecem a empresa e proporcionam um melhor aproveitamento de suas potencialidades e oportunidades.

"O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho" Robbins (2001, p. 89).

O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do "nicho" que a empresa demarcou para si mesma em relação à gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende.

2.1 NUMA ECONOMIA BASICAMENTE COMPETITIVA E GLOBAL, CONSIDERAM-SE, SEGUNDO CATELLI (2001, P. 41) TRÊS TIPOS DE AMBIENTE: AMBIENTE EXTERNO, AMBIENTE REMOTO E AMBIENTE PRÓXIMO.

2.1.1 O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobre variáveis

políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc.

2.1.2 O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficientes para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidade regulatórias e fiscalizadoras, entidade de classe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com