TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Ambiente Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  5.469 Palavras (22 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 22

1.1 DESENVOLVIMENTO

Neste trabalho irei apresentar superficialmente as rotinas trabalhistas no ato da admissão, e os procedimentos a se seguir passo a passo no momento da demissão. Os encargos que as empresas devem pagar, os deveres e direitos dos empregados no ato da demissão.

As situações de estressa vividas no ambiente de trabalho, os tipos comprovados e explicações sobre cada um. Como o líder da empresa deve reagir diante de situações de grande estresse.

Apresentarei uma analisa mercadológica regional, apresentando situações atuais vividas no decorrer dos anos ate no momento.

Todo processo contábil na abertura de uma empresa, modelo de contrato social e irei discorrer sobre alguns pontos do contrato e procedimentos de abertura junto aos órgãos responsáveis.

E por fim termino com um texto sobre ambiente empresarial, boa leitura.

1.2 ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e consequências jurídicas que os fatos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.

Na admissão alguns documentos são necessários para a formalização da relação de emprego, que terá a finalidade de possibilitar o desempenho correto das obrigações trabalhistas da empresa. A CTPS Carteira do Trabalhador e Previdência Social que é um documento obrigatório para todo trabalhador brasileiro, onde será feita toda as anotações do registro da vida funcional do trabalhador. Assim garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

A CTPS foi criada pelo decreto-lei nº 926, de 10 de outubro de 1969, ela contém informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Na nova CTPS emitida por meio informatizado, é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa em material sintético, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto - adesivo inviolável.

No momento da contratação deve se exigir o exame admissional (atestado de Saúde Operacional) que e de caráter obrigatório. Todo empregado, independente do cargo ou da atividade da empresa, deve passar por exame admissional para avaliar sua saúde diante das funções que irá exercer, e quando no momento demissional será obrigatoriamente realizada até a data da homologação. Todo custo gerado pela emissão do atestado deverá ser assumido pelo empregador.

Após uma consulta para saber a situação financeira da empresa junto com seu contador ou departamento financeiro, para checar se a empresa dispõe valores disponíveis para demissão. Confirmado deve se seguir alguns passos para evitar transtornos trabalhistas, seguindo alguns passos fundamentais no momento de dispensar um funcionário.

O primeiro é o aviso prévio, o empregado que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de 3 meses, quando não há mais acréscimos.

O segundo, é a multa, se a empresa não quiser conceder o aviso prévio, terá de pagar o equivalente a um salário ao funcionário. É preciso pagar também uma multa de 40% em cima do valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O terceiro os prazos, são dois: se for cumprido o aviso prévio, a rescisão deverá ser paga no primeiro dia logo após o término do contrato. Se o aviso for indenizado, deve-se pagar até o décimo dia, contado a partir da notificação.

O quarto e a rescisão, quando for cumprido o aviso prévio, deve-se pagar: saldo de salário, férias proporcionais àquele ano acrescido de um terço desse valor, 13º salário proporcional, eventuais horas extras e, se houver, férias vencidas, acrescidas de um terço desse valor. Quando o aviso prévio for pago, deve ser acrescentado a essa lista o equivalente a um salário. Em ambos os casos, paga-se a multa de 40% sobre o FGTS.

O quinto são as horas extras, precisam ser consideradas e pagas antes de o funcionário se desligar. São calculadas considerando o valor regular da hora de trabalho, acrescido de 50%

O sexto são os papeis deve-se entregar três documentos ao funcionário: o primeiro é o termo de rescisão de contrato de trabalho, com os dados do trabalhador e a discriminação dos valores pagos na rescisão; o segundo são as guias de seguro-desemprego (para quem trabalhou por no mínimo 6 meses na empresa e não foi dispensado por justa causa) e o terceiro as chaves de conectividade (documento para que o funcionário possa ir à Caixa Econômica Federal acessar o FGTS).

O sétimo, devemos estar atentos as situações que que o funcionário não pode ser demitido neste caso estamos falando da estabilidade provisória casos como: mulheres grávidas, no período que se estende do início da gestação até o final da licença-maternidade (seja de 4 ou 6 meses, conforme o combinado entre a funcionária e a empresa); empregado que sofreu acidente de trabalho, até um ano após retornar ao trabalho e por fim funcionários envolvidos em acordos com sindicatos que consideram determinado aspecto relacionado à demissão.

Por fim o oitavo, justa causa é caracterizada pela quebra de confiança, o que inclui itens como abandono de emprego, insubordinação, indisciplina, ofensa ao empregador ou a outros funcionários. “As causas mais comuns são abandono de emprego, insubordinação ou mau procedimento”, diz Viggiano. Nesse caso, na hora da demissão, o funcionário recebe apenas o saldo de salário e as férias vencidas, acrescidas de um terço desse valor, e eventuais horas extras.

A obrigatoriedade da homologação se faz no caso do desligamento do empregado com mais de um ano de serviço na empresa. Os empregados com menos de um ano de empresa estão dispensados desta obrigatoriedade.

A homologação é o ato de efetuar o pagamento das verbas rescisórias a que o empregado tem direito perante as entidades competentes, as quais prestarão toda a assistência às partes quanto ao cumprimento da legislação.

O ato de assistência à rescisão contratual somente será praticado na presença do empregado e do empregador. O empregador poderá ser representado por preposto, assim designado em carta de preposição na qual haja referência à rescisão a ser homologada. O empregado poderá ser representado pelo seu procurador legalmente constituído ou pelo representante legal, que comprovará esta qualidade. No caso de empregado analfabeto, a procuração será pública.

Os documentos necessários para a homologação são os seguintes:

 TRCT – Termo de rescisão de contrato de trabalho em 4 (quatro) vias;

 CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social devidamente atualizada;

 AP – Aviso Prévio dado pelo empregador ou o pedido de demissão do empregado;

 Cópia do acordo ou convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa aplicáveis;

o Extrato FGTS – Extrato devidamente atualizado da conta vinculada ao empregado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e guias de recolhimento dos meses que não constem no extrato;

o Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, e do art. 1º da Lei Complementar nº 110, de 29 de junho de 2001;

o Comunicação da Dispensa – CD e Requerimento do Seguro Desemprego, para fins de habilitação, quando devido;

o Atestado de Saúde Ocupacional Demissional, ou Periódico, quando no prazo de validade, atendidas as formalidades especificadas na Norma Regulamentadora – NR 7, aprovada pela Portaria no 3.214, de 8 de junho de 1978, e alterações;

o Ato constitutivo do empregador com alterações ou documento de representação;

o Demonstrativo de parcelas variáveis consideradas para fins de cálculo dos valores devidos na rescisão contratual; e

o Prova bancária de quitação, quando for o caso.

Nos casos de dispensa sem justa causa deve ser apresentado também o GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), referente à multa sobre o montante de todos os depósitos efetuados durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente, acrescidos dos respectivos juros além dos valores originados do próprio cálculo rescisório, prova do depósito, na conta vinculada do empregado, da indenização referente ao seu tempo de serviço anterior à opção, se for o caso. O empregador tem a obrigação legal de fornecer ao empregado a "Comunicação de Dispensa - CD", a fim de permitir o requerimento do seguro-desemprego (artigo 9º da Resolução 64 /94 do CODEFAT), independentemente da aferição de qualquer condição imposta ao empregado para a obtenção do benefício. Também não compete à Justiça do Trabalho examinar o preenchimento dos requisitos legais para a concessão do seguro-desempenho. Tal prerrogativa é do Ministério do Trabalho. Tendo em conta que essa é a pretensão recursal e considerando que o Ministério do Trabalho prevê o encaminhamento do benefício mesmo após o trânsito em julgado da sentença que reconheceu o direito, impõe-se possibilitar à reclamada o cumprimento da obrigação de fazer, e só no caso de omissão nessa obrigação ou de restar evidente a impossibilidade de recebimento do seguro-desemprego por culpa da empregadora.

1.3 AS TENÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

A definição clássica do estresse: é uma reação do organismo a situações de luta ou fuga; outra definição aceita é de que o estresse é uma condição intermediária entre o estado de saúde e o de doença; o conceito mais atual é de que qualquer atitude em excesso pode se transformar em um agente estressor, ou seja, agente causador de estresse. Este conceito de estresse não é novo, surgiu nos anos 30, Hans Selye, endocrinologista austríaco - canadense, definiu o estresse como a síndrome de adaptação requerida ao indivíduo diante de qualquer mudança, ou seja, um agente neutro, capaz de tornar-se positivo ou negativo de acordo com percepção e interpretação de cada pessoa. Em suas pesquisas Hans identificou o hormônio do estresse, o cortisol. Em altas quantidades eleva a pressão arterial e os níveis de LDL, o colesterol ruim. Diminui a quantidade de HDL, o colesterol bom. Comprovadamente há três grupos de fatores potenciais de estresse no ambiente de trabalho:

Primeiro componente, desafio percebido: enfatiza que o estresse surge da interação entre as pessoas e sua percepção do ambiente (não necessariamente da realidade). Rumores infundados provocarão estresse mesmo que não exista nenhuma ameaça real.

Segundo componente, o valor importante, é fundamental a nossa definição de satisfação, influenciada pelas crenças e valores de cada indivíduo.

Terceiro componente, a incerteza da resolução: enfatiza como a pessoa interpreta a situação com as probabilidades de lidar ao desafio. Se as pessoas percebem que podem lidar facilmente com a situação ou quando as dificuldades percebidas no desafio estão baixas das possibilidades de que ele seja resolvido, não há estresse. O máximo do estresse ocorre, quando a dificuldade percebida no desafio está aproximadamente no mesmo nível da capacidade da pessoa.

A razão disso é que à medida que o nível de dificuldade e o nível de capacidade se aproximam mais e mais, o resultado se torna cada vez mais incerto. É essa incerteza em relação a enfrentar o desafio que gera o estresse, não o medo de um resultado negativo.

Tanto nos eventos alegres e agradáveis quanto nos eventos ruins e desagradáveis causam o estresse como perder o emprego, receber uma promoção enfrentar um momento turbulento no trabalho ou no relacionamento com a família, ver nascer um filho ou perder um parente, ter um problema de saúde, ganhar muito dinheiro, estar endividado, comprar ou mudar de casa. Situações positivas e negativas que fazem parte da vida de qualquer pessoa e quando vivenciada o organismo lança na corrente sanguínea uma descarga de adrenalina e cortisol, substância que tem a função de colocar a pessoa em alerta para se adaptar à nova realidade. Isso se chama estresse ou síndrome da adaptação geral, ou seja, trata-se de um estimulo que motive a pessoa a lidar com as mudanças da vida. O problema ocorre quando as situações estressantes têm intensidade muito forte, ou duração prolongada, ou quando a pessoa não está preparada a gerenciar o estresse. Nesses casos o organismo fica sobrecarregado pelo constante estado de alerta e tensão e ao invés de motivar, faz a pessoa fugir da situação. Provoca predisposição para desenvolver doenças como gastrite, ulcera, cefaleia, bronquite, ansiedade, depressão, problemas coronários, câncer, além de desencadear emoção como raiva, que no ambiente de trabalho prejudica os relacionamentos, comunicação e também o nível de produtividade.

Mas nem tudo está perdido, o estresse também pode estar associado a desafios e oportunidades com consequências positivas. Os estresses positivos, chamados de estresse, assim como os negativos, chamados de distresse, causam reações fisiológicas similares: as extremidades (mãos e pés) tendem a ficar suadas e frias, a aceleração cardíaca e pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar, etc. No nível emocional, no entanto, as reações ao stress são bastante diferentes. O estresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação. O que não podemos deixar de notar é que em todos os momentos, seja em aspecto social ou profissional, passamos por profundas mudanças, o que por si só, causam algumas situações que exigem muito esforço à adaptação do organismo para enfrentá-las.

As empresas precisam estar atentas a seus funcionários em relação as suas atitudes e reações, pois com tantas indicações sobre o estresse é necessário que se faça algo para mudar as estatísticas do estresse nas organizações.

A competitividade faz parte do dia-a-dia das empresas tanto de produtos como serviços. O ponto de partida para evitar esse problema, é entender que devemos dar pouca importância para situações como a sobreposição do ego em detrimento do grupo de maneira que cada um cumpra com as suas obrigações, sem enxergar que seu papel no processo é maior do que o de qualquer outro funcionário. Isso vai transformar ambientes estressantes em locais agradáveis e saudáveis de se trabalhar.

O grande segredo do sucesso da empresas é de uma forma otimizada e inteligente extrair o que o funcionário tem de melhor para oferecer em termos de eficácia no trabalho, sem que sua saúde seja comprometida, gerando assim um ganho que se reflete em produtividade e qualidade nos produtos e serviços. Quanto maior o número de funcionários estressados, maior o prejuízo para as empresas.

1.4 ANALISE MERCADOLOGICA REGIONAL

A Análise de Mercado apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

ANÁLISE DE MERCADO - A análise de mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa• DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num período.

A oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura. O equilíbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.

• ESTRUTURAS DE MERCADO - A estrutura do mercado é a classificação do mercado consoante as suas características. Existem, assim, mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita, que por sua vez se subdividem em concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.

O mercado de concorrência perfeita existe apenas em teoria, servindo para os economistas estudarem os jogos das forças dos mercados da procura e da oferta, sem se preocuparem com outras condicionantes. O mercado de concorrência perfeita é, assim, uma situação hipotética em que há muitos consumidores e vendedores, cujos produtos são homogéneos e sobre os quais existe informação completa. O preço destes é influenciado pelas forças da oferta e da procura.

Concorrência monopolística: existem muitos consumidores e vendedores, mas os produtos não são homogêneos, existem diferenças e outras condicionantes a influenciar os preços, a oferta e a procura.

Monopólio: ou seja, a existência de uma só empresa que controla toda a oferta do mercado, tendo um poder absoluto de definir o preço e as condições de venda. E ainda o oligopólio, caracterizado pela existência de um pequeno número de empresas que assumem uma posição dominante no mercado em relação às outras. Temos assim diversas formas de estruturas de mercado

1.5 PROCESSO CONTABIL

PASSOS PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

1º PASSO - Consulta de Viabilidade – REGIN Primeiramente deve-se fazer a consulta de viabilidade via REGIN, que é um Sistema Integrado de Cadastro que foi elaborado para centralizar na Junta Comercial a entrada das informações cadastrais das empresas a nível Federal, Estadual e Municipal. O Pedido de Viabilidade é um conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes do Convênio que proporciona ao empresário uma consulta antecipada a estas instituições para verificar a viabilidade da implantação da sua empresa no município. Este procedimento é feito diretamente no site da JUCESC, www.jucesc.sc.gov.br no link REGIN.

2º PASSO - Registro do Contrato Social + CNPJ + Inscrição Estadual

Se a resposta do REGIN for positiva em todos os órgãos (JUCESC, SEF e Prefeitura), o próximo passo será elaborar o contrato social ou o Requerimento de Empresário e registrá-lo na Junta Comercial do Estado de Guarulhos. Concomitantemente, dá-se entrada no CNPJ através do Documento Básico de Entrada (DBE), cujo software está disponível no site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br/). O custo da taxa para a inscrição estadual é de R$ 50,00 caso a empresa também revender alguma mercadoria.

A documentação exigida para o registro do Contrato Social na Junta Comercial será:

Capa do processo;

Contrato Social - 3 vias; www.jucesc.sc.gov.br index.pfm?codpagina=337

Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF dos sócios;

- Comprovantes de pagamento:

Se o titular for estrangeiro, é exigida carteira de identidade estrangeiro, com visto permanente.

Se for ME ou EPP, apresentar 03 vias da Declaração, em papel tamanho ofício, acompanhada de capa de processo.

Para a agilidade do processo, sugere-se o auxílio de um contador, pois nesta etapa a burocracia poderá atrasar o seu negócio.

3º PASSO - Alvará Municipal Após a liberação do contrato social, do CNPJ e da inscrição estadual, também, deve-se providenciar o registro da empresa na prefeitura municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento e o Sanitário, se for o caso.

Com relação ao alvará de funcionamento, cada município possui uma tabela de preços. Logo, aconselhamos verificar na central de atendimento ao contribuinte de seu município. Assim que a empresa possuir a inscrição municipal ela estará apta para funcionar regularmente.

Ressalta-se que algumas empresas que exerçam atividades de profissão regulamentada, como por exemplo: Contadores, Médicos, Advogados, Engenheiros, Corretores, etc, devem, também, fazer o registro da empresa no seu órgão de classe competente.

Segue abaixo modelo de contrato de Social.

|MODELO DE CONTRATO SOCIAL Contrato Social|

|Indique aos amigos |

|Victor, (qualificação); André, (qualificação); Maria (qualificação) e da João, (qualificação), resolvem constituir uma empresa,|

|por cotas de responsabilidade limitada, mediante cláusulas e condições reciprocamente estipuladas e aceitas como a seguir articulam: |

| |

| |

|CLÁUSULA PRIMEIRA - da denominação, sede e filiais |

| |

|A denominação social da sociedade será de JKL - TECNOLOGIA DE SISTEMAS LTDA, usando como nome fantasia a expressão JKL. |

| |

|A Sociedade terá sede na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo, na Rua da Alegria, 001, Bairro centro -CEP 00.000-000, podendo ter escritórios, |

|sucursais ou filiais em qualquer parte do território nacional ou no exterior. |

| |

| |

|CLÁUSULA SEGUNDA - do uso da denominação social |

| |

|É vedado aos sócios o uso da denominação JKL - TECNOLOGIA DE SISTEMAS em negócios alheios ou estranhos ao objeto da Sociedade, especialmente para assinaturas |

|de avais, endossos, fianças ou quaisquer outros documentos que, em benefício dos sócios individualmente ou de terceiros, possam envolver a responsabilidade da |

|Sociedade. |

| |

|Os casos omissos serão regidos pelas disposições constantes da Lei 10.406/2002 e legislação complementar, das quais têm pleno conhecimento os sócios, que a elas |

|se sujeitam. |

| |

| |

|CLÁUSULA TERCEIRA - do objeto social |

| |

|A Sociedade tem por objeto a exploração, por conta própria, do ramo de industrialização, comércio, prestação de serviços e atividades afins de equipamentos de |

|desenvolvimento tecnológico na área de telefonia. |

| |

| |

| |

| |

|CLÁUSULA QUARTA - do prazo |

| |

|O prazo de duração da Sociedade é indeterminado. No caso de dissolução, as obrigações e os direitos de cada um dos sócios serão definidos em instrumento de |

|distrato, o qual conterá o termo de compromissos assumidos pelos quotistas, seus liquidantes ou herdeiros. |

| |

|CLÁUSULA QUINTA - do capital social|

| |

|O capital social é de R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais), dividido em (um milhão) de quotas, com valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, totalmente |

|subscrito e integralizado em moeda corrente nacional e bens, assim distribuído entre os sócios: |

| |

|SÓCIOS |

|QUOTAS |

|VALOR UNITÁRIO |

|TOTAL |

|% |

| |

Victor |

|250.000 |

|1,00 |

|250.000,00 |

|25,00% |

| |

|André |

|250.000 |

|1,00|

|250.000,00 |

|25,00% |

| |

|Maria |

|250.000 |

|1,00 |

|250.000,00 |

|25,00% |

| |

|João |

|250.000 |

|1,00 |

|250.000,00 |

|25,00% |

| |

|TOTAL |

|1.000.000 |

|-----------|

|1.000.000,00 |

|100,00% |

| |

| |

| |

|CLÁUSULA SEXTA - da responsabilidade dos sócios |

| |

|A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. |

| |

| |

|CLÁUSULA SÉTIMA - da cessão de cotas |

| |

|As quotas da Sociedade são indivisíveis e não podem ser cedidas ou transferidas, a qualquer título, sem o expresso consentimento da Sociedade. |

| |

| |

|CLÁUSULA OITAVA - das deliberações |

| |

|As deliberações da Sociedade serão tomadas em reunião dos sócios, observadas, quanto a sua instalação e aprovação, as normas estabelecidas peto Código Civil |

|Brasileiro.|

| |

| |

|CLÁUSULA NONA - da administração social |

| |

|A Sociedade é administrada por 04 (quatro) Diretores, sócios ou não, sendo um Diretor Comercial, um Diretor Técnico, um Diretor Executivo e um Diretor |

|Administrativo, com a finalidade de praticar todos os atos de competência dos administradores das sociedades empresárias limitada. |

| |

|§ único - Os atos que criem ou modifiquem obrigações da Sociedade ou que dispensem terceiros de obrigações para com ela, a movimentação de contas bancárias, a |

|emissão, o saque e o aceite de ordens de pagamentos, letras de câmbio ou notas promissórias, a aquisição de bens e direitos e a alienação fiduciária de bens para |

|a garantia de empréstimos de financiamentos contraídos pela Sociedade, assim como a alienação de todo e qualquer bem, somente terão validade quando assinados por,|

|pelo menos, dois de seus diretores. |

| |

| |

|CLÁUSULA DEZ – dos administradores |

| |

|Exercem as funções de Diretor Comercial, o Sr. José da Silva, de Diretor Técnico, o Sr. João da Silva, de Diretor Administrativo, o Sr. Pedro da Silva e de |

|Diretor Executivo, o Sr. Sebastião da Silva, todos já retro nomeados e qualificados. |

| |

| |

|CLÁUSULA ONZE – da caução dos administradores |

| |

|Por ocasião de suas nomeações, os Diretores ficaram dispensados de prestar a caução de que cogita a lei. |

| |

| |

|CLÁUSULA DOZE – do mandato dos administradores |

| |

|Os mandatos dos Diretores são por tempo indeterminado, ficando estipulado que compete aos sócios representando 2/3 (dois terços) do capital social destituírem ou |

|designarem novos Diretores para a Sociedade. |

| |

| |

|CLÁUSULA TREZE - do balanço |

| |

|No dia 31 (trinta e um) de dezembro de cada exercício proceder-se-á a elaboração do inventario, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico da |

|Sociedade, os quais deverão ser assinados pelos sócios constas. |

| |

| |

|CLÁUSULA QUATORZE - dos lucros|

| |

|Os lucros que se verificarem no Balanço Geral serão divididos entre os sócios na proporção de suas cotas. A Sociedade reunir-se-á dentro de 30 (trinta) dias |

|contados da apresentação do Balanço patrimonial para sua apreciação e aprovação, cabendo aos sócios a decisão sobre a distribuição dos lucros, ou a constituição |

|de reservas. |

| |

| |

|CLÁUSULA QUINZE - da fiscalização da sociedade |

| |

|A cada sócio é reservado o direito de fiscalizar os negócios da Sociedade, examinar os livros, balanços e quaisquer outros documentos relativos a ela, e sobre |

|eles opinar e sugerir medidas. |

| |

| |

|CLÁUSULA DEZESSEIS - do pró labore |

| |

|As retiradas a título de pró-labore dos diretores serão fixadas pela Sociedade, em termo próprio. |

| |

| |

|CLÁUSULA DEZESSETE - da admissão de novos sócios|

| |

|A admissão de novos sócios ficará subordinada ao consentimento expresso da Sociedade; e se for deliberado realizar aumento de capital, terão preferência em |

|subscrevê-lo os atuais sócios. |

| |

| |

|CLÁUSULA DEZOITO - da retirada dos sócios |

| |

|Assiste ao sócio que divergir de qualquer deliberação que modifique ou altere o Contrato Social a faculdade de se retirar da Sociedade, obtendo o reembolso, até a|

|data de sua retirada, das quantias equivalentes aos seus créditos nas diversas contas, mediante previa avaliação. |

| |

| |

|CLÁUSULA DEZENOVE - do prejuízo do exercício |

| |

|Ocorrendo prejuízo no exercício financeiro, positivado no balanço do período em que se der a retirada, o sócio retirante dele participará na proporção do seu |

|capital e dos demais saldos credores até a data do seu afastamento. |

| |

| |

|CLÁUSULA VINTE - da dissolução |

| |

|A Sociedade não se dissolverá por morte de qualquer dos sócios, continuando com os sócios remanescentes e os herdeiros do sócio falecido. |

| |

| |

|CLÁUSULA VINTE E UM - declaração de desimpedimento |

| |

|Em atenção ao disposto nos artigos 1.011 da Lei 10.406/2002, 35, II da Lei n° 8934/94, e 53, IV do Decreto n° 1800, de 30.01.1996, os sócios e os diretores da |

|Sociedade declararam, sob as penas da lei, que não se encontram impedidos de exercer a administração da Sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação |

|criminal, ou por se encontrarem sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de |

|prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, |

|contra as relações de consumo, fé pública, ou a propriedade. |

| |

| |

| |

|CLÁUSULA VINTE E DOIS - do foro. |

| |

|A Sociedade e os sócios elegem o foro da Comarca de Guarulhos, São Paulo para a solução de qualquer pendência originária do presente contrato.

São Paulo |

, |

| |

| |

| |

| Victor

André |

| |

Maria |

| |

|João |

| |

| |

|Testemunhas: |

| |

| |

|_______________________________ ________________________________ Nome: Nome: |

|RG: RG: |

|CPF/MF: CPF/MF:|

| |

| |

O nome empresarial, que deverá estar relacionado com a atividade econômica da empresa integrada pela palavra “limitada” ou sua abreviatura“ Ltda. A omissão da palavra “Limitada” ou “Ltda” determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores. Diz respeito à atividade principal da empresa. Deverá conter a declaração precisa e detalhada das atividades a serem desenvolvidas, mencionado gênero e espécie. Gênero: Indústria; Comércio; Serviços; Espécie: Calçados; Roupas Infantis; Limpeza. Exemplo: Indústria de Calçados; Comércio de Roupas Infantis; Prestação de Serviços de Limpeza etc.

Os procedimentos da Junta Comercial de Guarulhos.

• Cadastro Digital - De Ltda e Empresário, necessário na hora de constituir, alterar ou fechar a Empresa.

• Preenchimento de Formulários - Necessário para solicitação de Certidão de Breve Relato, Certidão Especifica ou Simplificada e Fotocópia.

• Certidão Simplificada Expressa - Prazo de 48 horas. É necessário o recolhimento da Gare, no valor de R$ 9,00. A Empresa não pode estar em fase de Cadastramento, aguardando indexação ou com cadastro desatualizado.

Documentos necessários para registrar sua empresa:

• Sociedade Ltda: 3 Vias do Contrato Social, Cadastro Digital, Cópia Autenticada da Identidade dos Sócios e Administradores, Taxas pagas em bancos (Gare e Darf), Taxa da Junta.

• Sociedade Empresarial: 4 Vias do Requerimento do Empresário (Cadastro Digital), Cópia Autenticada da Identidade dos Sócios e Administradores, Taxas pagas em bancos (Gare e Darf), Taxa da Junta.

1.6 AMBIENTE EMPRESARIAL

A Análise de Mercado apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

• DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO - Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num período.

A oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura. O equilíbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.

• ESTRUTURAS DE MERCADO - A estrutura do mercado é a classificação do mercado consoante as suas características. Existem, assim, mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita, que por sua vez se subdividem em concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.

O mercado de concorrência perfeita existe apenas em teoria, servindo para os economistas estudarem os jogos das forças dos mercados da procura e da oferta, sem se preocuparem com outras condicionantes. O mercado de concorrência perfeita é, assim, uma situação hipotética em que há muitos consumidores e vendedores, cujos produtos são homogéneos e sobre os quais existe informação completa.

O preço destes é influenciado pelas forças da oferta e da procura.

Concorrência monopolística: existem muitos consumidores e vendedores, mas os produtos não são homogêneos, existem diferenças e outras condicionantes a influenciar os preços, a oferta e a procura.

Monopólio: ou seja, a existência de uma só empresa que controla toda a oferta do mercado, tendo um poder absoluto de definir o preço e as condições de venda.

E ainda o oligopólio, caracterizado pela existência de um pequeno número de empresas que assumem uma posição dominante no mercado em relação às outras. Temos assim diversas formas de estruturas de mercado

3 CONCLUSÃO

Este estudo tem como objetivo principal explorar os aspectos relacionados a função financeira de uma empresa, mostrar os pontos que podem tornar a gestão empresarial mais útil e poderosa na tomada de decisões. Dessa forma podemos perceber que há como se obter os melhores resultados das oportunidades e recursos disponíveis.

Entretanto um ambiente de trabalho vai muito além de apenas exercer as funções propostas pela empresa, há também decorrentes de desarmonia neste ambiente que os empresários e superiores devem estar atentos para um ambiente saudável e com equilíbrio.

Neste trabalho podemos colocar em pratica todo conteúdo do semestre e facilitou muito o entendimento sobre as matérias.

REFERÊNCIAS

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/exame_med_ocupacional.htm

http://colunas.revistapegn.globo.com/extrememakeover/2012/08/13/oito-passos-para-efetuar-uma-demissao/

http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/calculos-rescisorios_procedimento-homologacao.htm

http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=REQUERIMENTO+DE+SEGURO-DESEMPREGO+E+COMUNICACAO+DE+DISPENSA

CUNGI, Charly. Saber administrar o estresse. Tradução de Bernardo

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/como-administrar-o-estresse-no-trabalho/26653/

http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-33052009000300015

http://www.aceguarulhos.com.br/junta-comercial-jucesp

...

Baixar como  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »