TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Trabalho Universitário: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 4

2.1 CÓDIGOS DE ÉTICAS INFRINGIDOS 4

2.2 PENALIDADES POR NÃO SEGUIR O CÓDIGO DE ÉTICA 5

3. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

4. SITUAÇÃO ECONOMICA DA MARCA 7

5. expansão da empresa e o papel da contabilidade 9

6. ESTRATÉGIA E ARGUMENTOS DA EMPRESA 10

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar assuntos relacionados a fraudes perante o governo baseando-se no escândalo da Schincariol, uma marca que viu seu patrimônio crescer de forma repentina chegando a despertar a curiosidade de seus concorrentes, onde se perguntavam como uma empresa tão nova no ramo de cervejaria poderia ultrapassar a nível nacional grandes marcas nomeadas em tão pouco tempo. Através de denúncias uma grande operação foi feita pela polícia federal, a “OPERAÇÃO CEVADA”. Nesta operação foi descoberta uma das maiores fraudes de uma empresa para driblar a fiscalização e omitir informações resultando em sonegação de impostos.

2 ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Diante do caso da SCHINCARIOL fica nítido a falta de ética de seus diretores e profissionais da área de contabilidade. A Ética profissional tem relação direta com a confiança que a sociedade deposita no especialista que executa determinado trabalho, o profissional deve ser integro na atividade que executa. O contador tem como deveres, exercer a profissão com honestidade, sendo transparente com o cliente, explicando eventuais problemas que podem surgir se a lei não for cumprida, deve seguir os princípios contábeis e a Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), guardar sigilo de informações dos clientes, porém se for substituído por outro profissional deve ser claro e explicar os fatos que deverão ser conhecidos por este profissional, e também auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

2.1 CÓDIGOS DE ÉTICAS INFRINGIDOS

Foram infringidos pelo menos três itens do capítulo II do código de ética do contador:

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

VIII – manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.

Nós profissionais da contabilidade, em nenhum momento devemos nos omitir e deixar que empregados e empregadores venha por ventura cometer atos que desabone a conduta da empresa e também possa vim lesar terceiros.

2.2 PENALIDADES POR NÃO SEGUIR O CÓDIGO DE ÉTICA

Após a orientação da Fiscalização, os profissionais que vierem a desenvolver suas atividades em desacordo com as normas vigentes pelo CFC, quando alcançados pela Fiscalização mediante diligência externa ou denúncias protocoladas no Regional, sem que ocorra regularização do fato gerador ou comprovação da inexistência do mesmo, deverá ser penalizado.

As penas variam conforme a tipo de infração: Infrações Disciplinares tendo como base legal o Decreto Lei 9295/46 c/c a Resolução CFC 960/03, enquadram se as seguintes penalidades: penalidade pecuniária multa no valor de 01 (uma) a 05 (cinco) vezes o valor da anuidade, ou suspensão do exercício profissional de 90 (noventa) dias a 05 (cinco) anos. Infrações Éticas tendo como base legal a Resolução CFC 803/96 c/c a Resolução CFC 960/03, enquadram se as seguintes penalidades: Advertência Reservada, Censura Reservada, Censura Pública. Com o advento da Resolução CFC 949/02, que a partir de sua revogação unificou os processos Éticos e Disciplinares, em seu artigo 58 é discriminado as penas previstas ao profissional da contabilidade que descumprir com seus deveres profissionais.

Segundo Sanz (2008), os critérios para o agravamento das penas, variam de acordo com o tipo de reincidência do autuado. Tratando-se de reincidência específica, é observado os seguintes critérios para definição da pena “[...] se a infração tiver sido cometida em até 2 (dois) anos, a penalidade será aumentada ao dobro da anterior; se a infração tiver sido cometida há mais de 2 (dois) e em até 5 (cinco) anos, a penalidade será aumentada em 1/3 (um terço) da anterior.

3. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as continuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com