TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme - O Enigma De Kaspar Hauser

Exames: Analise Do Filme - O Enigma De Kaspar Hauser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Kaspar Hauser, possivelmente ligado à família real de Baden, é um jovem que foi trancado a vida inteira em um calabouço na Alemanha Ocidental, século XIX. Por isso não teve contato com a sociedade, desconhecendo toda a existência exterior. Quando é solto nas ruas, a sociedade se organiza para ajudá-lo, pois sequer conseguia falar ou andar. Logo acaba se tornando uma atração popular.

A sociedade da época consegui socializar Kaspar Hauser? Quais as falhas no processo?

Kaspar Hauser embora tenha aprendido a se comunicar, não conseguiu uma socialização completa por diversos fatores. Entre eles a falta de desenvolvimento, por ter sido inserido tarde na sociedade da época, para ele tudo era muito mais complexo do que realmente era, ele conheceu muito tarde costumes que são aprendidos da infância para o desenvolvimento adulto o que dificultou ainda mais o processo. Antes de ser inserido na sociedade ele não conhecia emoções, nem ao menos tinha noções de perigo. Em sua passagem do estado de natureza para o estado de cultura, em meio a um conturbado processo de socialização, Kaspar Hauser aprende a expressar a sua dor pelos signos linguísticos que lhe impuseram;

O indivíduo, necessitava de uma regeneração permanente, que Kaspar não alcançou por anos. Quando foi inserido ao convívio familiar, teve a oportunidade de pensar, readaptar, observar, trocar informações e auto transcender-se. Analisou e fez suas próprias traduções, limitadas pelo processo de socialização.

O preconceito da sociedade para com um ser totalmente diferente de seus princípios normativos, também foi uma das falhas na socialização. “A educação moral das instituições família e escola teria a responsabilidade, portanto, de forjar a personalidade de um novo sujeito social, agora identificado com a proposta de uma sociedade burguesa e capitalista” (Maria da G. J. Seton)

Como seria a socialização de Hauser em 2014 na sociedade brasileira?

O preconceito embora tenha diminuído consideravelmente, ainda é uma problema muito comum na sociedade brasileira, Hauser não seria colocado em um circo de aberrações como na época, mas também teria dificuldade em se socializar por diversos fatores, como a tecnologia por exemplo.

Sua educação provavelmente, teria progredido melhor, as informações são mais desenvolvidas do que na época de Kaspar, e o meio de aprendizagem teria sido mais "humano" por assim dizer. Ele não teria sido trancado em um calabouço , embora considerando a idade de Gaspar, ou ele estaria em um orfanato, ou mais provavelmente seria um morador de rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com