TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme O Enigma De Kaspar Hauser

Monografias: Resenha Do Filme O Enigma De Kaspar Hauser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  2.840 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme O enigma de Kaspar Hauser

Kaspar Hauser, desde pequeno, foi privado do convívio social. A partir daí sua triste trajetória nos mostra muitos resultados obtidos por sua privação cultural, pelo não desenvolvimento de sua linguagem. O fato de ter vivido muito tempo isolado de outras pessoas (até mesmo seu alimento era deixado à noite, quando dormia) trouxe a Kaspar Hauser graves conseqüências em sua formação como sujeito, como indivíduo.

Quando Kaspar é retirado do cativeiro e mesmo muito tempo depois, já com a linguagem desenvolvida é possível perceber através de seu olhar atônito, o espanto, o estranhamento frente à paisagem, frente às pessoas e suas reações.

Através do filme podemos fazer uma reflexão sobre o papel da cultura, o papel da linguagem e a influencia da sociedade e seus habitos. Para Kaspar Hauser todas as frases são vazias de significado porque não viveu e experiência da linguagem nas relações intersubjetivas. A única exceção a princípio era a palavra cavalo que, para ele, tinha algum significado porque um cavalinho de madeira era sua única companhia no cativeiro.

Um certo dia, Kaspar é encontrado no meio de uma praça "paralisado", segurando apenas uma carta que fora escrita pelo homem que cuidou dele no período em que esteve enclausurado, onde estava direcionado ao capitão da cavalaria da cidade. 

Após o garoto fugir de um circo onde o apresentaram como atração, um rapaz muito bondoso resolve cuidar de Kaspar, e o leva para sua casa onde este junto com seus filhos, o ensina os primeiros passos da vida em sociedade.

Este filme mostra grande evolução do garoto na civilização, no entanto depois de tantos anos ninguem conseguiu desvendar o enigma de quem era o garoto de verdade, de onde veio e quem o deixou naquele estado. Sua vida foi um mistério do ínico ao fim.

Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.

Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com