TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”

Por:   •  19/3/2016  •  Dissertação  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  8.767 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
O filme o Enigma de Kaspar Hauser, A história acontece na cidade de Nuremberg (Alemanha)foi dirigido por Werner Hergog no ano de 1974.

Uma história intrigante, baseada em fatos reais, onde relata o processo de recolocar na sociedade um menino. Não se sabe de onde ele veio, quem era, se tinha algum familiar,  como morreu. Isso é um enigma jamais desvendado. O filme é repleta de simbolismos, a importância do aprendizado da linguagem para o bom relacionamento interpessoal é o fator que mais chama a atenção. Kaspar  falava que queria  aprender a ler e a escrever para depois poder compreender, como aprendemos em sala de aula que antes vem símbolos, a importância da linguagem.

Kasper como era conhecido foi encontrado em uma praça, totalmente imóvel, com uma aparição na sociedade misteriosa e com um fim trágico foi, sem explicação.

Kaspar Hauser, era um menino que viveu durante anos de sua vida em um cárcere, trancado sem contato algum com a sociedade, apenas um homem, cuidava de Kasper. Kaspar não falava, não reagia, não se movia, era como um vegetal. Até que um dia esse mesmo homem que o alimentava diariamente seu carcereiro, começou a ensinar algumas palavras e o ensinou a dar seus primeiros passos, onde pela primeira vez teve contato com a natureza. Misteriosamente um dia  Kaspar foi encontrado por um outro homem no meio de uma praça, totalmente  sem ação, paralisado, com uma carta em sua posse, carta esta escrita pelo seu carcereiro, era direcionado ao capitão da cavalaria da cidade, hoje conhecido como delegado ou chefe de policia. Passando pela observação  do capitão, foi aberto um processo especificando a forma que o rapaz havia sido encontrado, pois a única coisa que sabia dizer era que se chamava Kaspar Hauser.

As autoridades continuaram a investigação para saber mais sobre Kaspar Hauser, mas os gastos para mantê-lo longe da sociedade estavam altos e, então, decidiram enviá-lo para um circo, Naquela época era comum circos apresentarem pessoas deformadas, esquisitas, assombrosas como atração de circo e Kaspar era apresentado como uma das atrações, Todos conseguem fugir do circo, correndo das pessoas que querem caçá-los. Kasper Hauser se esconde em uma cabana e é encontrado por um professor.

A  condição de vida de Kaspar  fez a não desenvolve alguns sentidos, como o da fala, suas funções motoras, por não ter contato com o mundo exterior, não sabia distinguir as diversas coisas que neste existem.

Este professor o leva para sua casa e o trata como filho, Kasper ao ver um jovem cego tocar piano, se emociona e chora de emoção sensibilizado pela melodia.

O professor sempre incentiva a kasper quando ele desmerece ao não conseguir fazer tarefas socialmente simples de aprendizado, como exemplo o professor relembra kasper sobre o jovem cego, de como ele superou a cegueira e conseguiu tocar piano.

Kaspar um dia esta tomando chá com os padres que estão interessados em saber o quanto o rapaz conhece de Deus. Os padres tentam convencê-lo a crer através da fé .

Como diferente Kasper se mostra muitas vezes superior em entendimento

Quando é confrontado por alguém, ele se mostra muito mais sensato do que os homens educados.

Kaspar é convidado para sua primeira festa, se torna uma atração para os convidado,. porém, Kaspar não consegue causar uma boa impressão ao lorde que pensava adota-lo e leva-lo para Inglaterra, mostra que não se sente bem no ambiente festivo.

Sua fama começa a incomodar algumas pessoas, os quais batem nele e ele não se defende, machucado, procura um local escuro para se esconder,aquela opressão que ele estava sofrendo o fez querer retornar ao seu tempo de cativeiro, quando não era atormentado pelos homens. Mais uma vez, Kaspar Hauser é ajudado pelo professor. Kaspar tem delírios onde vê morte o oprimindo.

Kasper é novamente espancado machucado e desta vez procura o professor e conta o que se passou. No local do episódio, o professor encontra um saco com um bilhete que sugeria o motivo pelo qual Kaspar havia sido espancado e fica desconfia que o atacante poderia ser seu pai.

Kaspar Hauser morre rodeado por aqueles que lhe foram mais próximos durante sua curta trajetória de vida em sociedade, a autópsia aponta uma anormalidade no cerebelo que afetou seu desenvolvimento intelectual, acreditando as autoridades que haviam encontrado as respostas a todas as questões pendentes em torno desse homem diferente.

O  processo de socialização o qual Kasper não passou, a formação do sistema perceptual  humano. A Psicologia Cognitiva da percepção, o pensamento e a memória, as estruturas mentais e a própria linguagem são resultantes da prática social, das práticas culturais que nos moldam como indivíduos social

Kasper Haauser nos mostra que sem o exercício e a compreensão através da prática social, não consegue atribuir significado às coisas, mesmo tendo adquirido a linguagem.

Texto sobre Afasia e Agrafia.

Afasia é a perda da linguagem causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro. 
Os quadros de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização. 
A afasia não se manifesta apenas na linguagem oral. Pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes, as vogais; às vezes, as consoantes. Os principais tipos de afasia podemos citar a afasia de Wernecke e de Broca e a afasia global. É sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente e de suas condições gerais de saúde. 
• O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com