TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme "O Enigma de Kaspar Hauser" baseada na teoria de Vygotsky

Por:   •  5/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 9

Avaliação - Análise do Filme "O Enigma de Kaspar Hauser" baseada na teoria de Vygotsky

São Paulo - 2015


Respostas

1)

        Um dos conceitos definidos pela teoria Vygotskyana é a da mediação, tanto simbólica, o qual se baseia na interação do homem com o mundo, que deve ser uma relação mediada.

        A mediação em termos genéricos é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento (OLIVEIRA, 2002, p. 26).

        Uma situação que KH apresentou relação direta com o mundo foi quando foi deixado na cidade de Nuremberg, no centro da cidade, apenas com uma pequena bagagem. Neste caso, como KH viveu toda sua vida anterior a aquele ponto em cativeiro, não tinha contato com nenhum ser humano, muito menos sabia o que consistia uma sociedade.

        Dentre as relações mediadas, destacam-se a tentativa de introdução de KH a religião, onde para crer em um ser superior, seria necessário uma relação mediada de um ser humano a outro, tanto que, nesta tentativa de socialização, KH disse que no cativeiro não pensava em nada, então não poderia crer em tal fato.

        Assim, tentam impor alguns dogmas, pelo simples acreditar pelo acreditar, admitindo os mistérios da fé sem procurar entender. (SACHETE, BRISOLARA, 2013).

        Outra relação mediada foi a explicação sobre noções de espaço tempo, utilizando o exemplo da maçã no pomar e o tempo que elas amadureciam.

2)         

        Segundo Vigotsky existe uma fase pré-linguística no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da fala (LESSA, 2011)

        O fato mais importante posto a nu pelo estudo genético do pensamento e a linguagem é o fato de a relação entre ambas passar por muitas alterações. (MARXISTS, 2011).

        Isto quer dizer que os avanços no pensamento e linguagem não caminham juntos, mas em alguns momentos de nossas vidas, podem aproximar-se, tornarem-se um só ou também, distanciarem-se.

        A fase pré-linguística é bem notável na vida de KH quando ele sai pela primeira vez do cativeiro e é ensinado a falar " quero ser cavaleiro, igual ao meu pai”. KH consegue aprender a repetir mas nesta fase, ele não associa esta frase (ou qualquer outra), a um significado.

        Essa compreensão de mundo só é possível se o desenvolvimento da criança for mediado por outro, fazendo com que ele, passe da condição de ser biológico para um ser cultural (VYGOTSKY, 1995).

        A fase pré intelectual baseia-se no inicio do entendimento entre o significante (imagem acústica) e o significado (o que esta imagem representa). Isto se dá na mesa de jantar na casa do senhor da cavalaria que o acolheu, onde KH conseguia aprender as primeiras palavras e o que elas representavam, como "vazio", bem como as partes do corpo, ensinadas por uma simples criança.

        A partir disso, através da mediação do professor Daumer, KH vai em busca da socialização. Esquematicamente, podemos imaginar o pensamento e a linguagem como dois círculos que se intersectam Nas regiões sobrepostas, o pensamento e a linguagem coincidem, produzindo assim o que se chama pensamento verbal (MARXISTS, 2011).

        Um exemplo da prática do pensamento verbal são os questionamentos sobre a torre o qual ficou por um tempo, relacionando-a com sua altura. KH achava que era necessário um homem muito grande para construí-la, já que desconhecia do método de construção por andaimes. Esse tipo de pensamento ressalta  que, nesta fase, a criança tem curiosidade sobre todas as coisas e mais ainda, para que elas servem e como funcionam.

        A evolução desta fase consiste na linguagem racional, onde KH pode comunicar-se com todos e ter uma ideia de o que se passa ao seu redor, através do agregado de experiências que vai obtendo conforme o tempo passa, o que faz ser capaz de sonhar "um sonho completo", quando estava perto de falecer.

"O  percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem e o cérebro começa a funcionar de uma nova forma. A fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante, e o pensamento torna-se verbal, mediado por conceitos relacionados à linguagem"  (NOVA  ESCOLA, 2011)

3)

        Ao longo do seu processo de desenvolvimento, KH é submetido aos signos.

        Na definição do dicionário Houaiss, signo é "qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si mesmo" (NOVA ESCOLA, 2011). KH associa então, que determinada palavra remete a um objeto ou significado, como por exemplo, que a palavra "vazio" remete a ideia de nada. Mesmo assim, ele não tinha noção de distância e dimensão (situação da construção da torre) e espaço tempo (maçãs no pomar).                                                         Através desta falta de conhecimento sobre determinados campos, ele não tinha experiência de vida, logo não poderia sonhar, muito menos explicar os sonhos que tinha, já que não conseguia distinguir o que era real e o que era ficção. Isso é desenvolvido ao longo da vida de KH, o que pode ser observado quando, o leito de morte, KH consegue concluir um sonho e não simplesmente imaginar só o começo de uma história.

4)

        O processo de internalização é observado em KH a sua capacidade de assimilar os signos que ele vai aprendendo. No começo, as crianças não conseguem distinguir sonhos de realidade, (tanto que muitas vezes acordam assustadas), pois não tem bagagem para tal.                                                         Porém, quanto mais os signos são internalizados, mais experiência de vida adquire-se a linguagem racional, e como resultado, pode-se concretizar um sonho. Isso faz com que as pequenas ideias ou percepções se tornem um pensamento complexo, já que a mediação, antes externa, vira um processo interno, que é desenvolvido em grande parte pela socialização de KH e agregação de experiências.

5)

        Durante a vida e integração de KH na sociedade de Nueremberg, ocorreram intervenções pedagógicas e mediações, tais como:

- Religião: É um conceito que obrigatoriamente deve ser mediado, já que a percepção de um ser superior só se dá através de dogmas. Tanto que KH, ao ser questionado sobre deus, simplesmente não entende sua existência, pois no cativeiro, não conseguia pensar em nada.

- Estilo de vida da sociedade da época: KH questionou para uma senhora o porquê das mulheres serem doutrinadas a fazer tarefas de casa ou tricôs, já que não entendia a diferenciação de afazeres entre os homens e mulheres da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com