TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Macroeconomica

Trabalho Escolar: Analise Macroeconomica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, sua importância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país.

Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:

É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país. (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;

R: É uma técnica baseada nos agregados econômicos (Emprego, moeda, taxa de juros, renda, etc), para apresentar as informações econômicas de um país.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;

R: É similar, pois se utiliza do método das partidas dobradas, onde apresenta as informações dos setores da economia, porem nem tudo é contabilizado, apenas são consideradas as transações com bens e serviços finais.

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e são apresentadas de forma pormenorizadas;

R: É uma síntese de informações, pois não demonstra os bens e serviços intermediários (matérias primas, insumos, etc), apenas os finais, e são computadas apenas informações relativas a um período, geralmente um ano.

d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;

R: Os dados da Contabilidade Social, são medidos em unidades monetárias, neste caso, o preço dos bens e serviços, pois é a única forma de conseguir mensurar uma unidade de medida comum entre eles, haja visto que todos os bens e serviços podem ser expressos em dinheiro.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.

R: A Contabilidade Social demonstra apenas as transações econômicas, e não as situações econômicas, pois não leva em conta o comportamento das empresas e dos consumidores. Desta forma é possível uma melhor compreensão das transações entre os agentes econômicos, auxiliando assim na tomada de decisões do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com