TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Macroeconômica

Artigo: Análise Macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, sua importância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país.

Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:

“É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país.” (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;

Conceitualmente, uma ciência trata de investigação científica e nem sempre está atenta a critérios específicos, relevância para a sociedade ou resolução de problemas do dia a dia, já a técnica trata de um mecanismo que pode ser utilizado repetidas vezes para a obtenção de resultados, com uma finalidade específica. Avaliando nesse contexto a Contabilidade Social, percebemos que ela possui princípios definidos, uma finalidade específica e relevância para a sociedade, sendo que é através da Contabilidade Social que podemos analisar a economia de uma sociedade específica.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;

A Contabilidade Social possui semelhanças com a contabilidade convencional no seu registro, ambas se utilizando do método das partidas dobradas, porém diferentemente da contabilidade convencional, a Contabilidade Social desconsidera para fins de análise as transações com bens e serviços intermediários (como insumos e matérias-primas).

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;

Por se tratar de uma análise macro, onde são analisados dados de diversos agentes econômicos de um país muitas vezes não é possível, nem relevante uma análise tão detalhada quanto a usualmente encontrada ao analisarmos uma única empresa.

d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;

Os produtos são vendidos em unidades de medidas diversas, por exemplo, unidade para automóveis, litros para bebidas, kilos para determinados alimentos e a maneira encontrada para mensurar esses diversos valores foi tratar todos com uma unidade padrão, no caso a monetária, já que independente da unidade de medida usada para comercialização, todos os itens podem ter seu valor convertido na moeda corrente.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.

A Contabilidade Social avalia apenas as transações envolvendo bens e serviços finais, desconsiderando tanto as transações intermediárias quanto transações financeiras, que são consideradas quando avaliamos a situação econômica de uma determinada sociedade.

2. A partir de seus estudos sobre Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2,5 pontos – 0,50 PONTOS CADA ITEM)

a)(F) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores.

A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.

b)(V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I)

c)(F) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural.

O nível de emprego e estabilidade de preço são questões conjunturais, onde o sucesso de uma depende do sucesso da outra e, são consideradas de curto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com