TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de contabilidade

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANALISE DE ENVESTIMENTOS

A inflação nada mais é que o aumento constante dos preços na economia. É medida pelos índices de preços, existem dois tipos de índices de preços os índices de preços ao consumidor e índice gerais de preços.

O índice de inflação é medido comparando-se produtos da cesta básica e fontes essenciais como energia elétrica, telefone e combustível em determinado período de tempo. As principais conseqüências da inflação são: os custos do imposto para a sociedade, emissão e controle da moeda, diminuição do crescimento na economia.

Existem três principais tipos de inflação:

*Inflação de demanda que é dinheiro demais a procura de poucos bens ou serviços, ou seja, quando a procura for maior que a oferta a tendência é a elevação dos preços;

*Inflação de custo é provocada pela diminuição da oferta agregada permanecendo constante a demanda agregada;

*Inflação crônica é o processo de alta geral dos preços em ritmo relativamente acelerado e por um período de tempo suficientemente longo para que seja desenvolvido mecanismo.

A inflação provoca muitas distorções na economia sendo elas as principais:

*Efeito sobre a distribuição de renda em que os assalariados dependem dos prazos legais de reajuste e não conseguem acompanhar o aumento dos preços;

*O balanço de pagamentos sobre déficit, pois os produtos nacionais tornam-se mais caros, ou seja, é mais fácil importar, o que faz com que haja muita saída de capitais dos pais fazendo os preços se elevarem tornando-se um circulo vicioso;

*As expectativas sobre o futuro a classe empresarial especialmente tende a serem mais sensível em relação a isso, os investimentos decrescem tornando a economia cada vez mais frágil.

A inflação causa diversos efeitos na analise de investimentos a perda do poder de comprar que agrava a pobreza e piora a distribuição de renda principalmente das pessoas que recebem formas fixas de remuneração como os trabalhadores, assalariados, aposentados e pensionistas. A inflação deve ser sempre considerada na analise de investimentos, pois se não pode distorce totalmente a análise se não considerada corretamente.

IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇAO

A depreciação e o imposto de renda podem exercer um efeito positivo ou negativo sobre um investimento vai depender das situações em analise e sempre devera ser levados em consideração pelo investidor.

Imposto de Renda é um tributo cobrado na maioria dos países do mundo e tendo como base de calculo normalmente o lucro contábil, ou seja, a diferença entre receitas e custos/despesas, só que na analise de investimentos, contudo não se preocupa com o lucro contábil, mas sim com o fluxo de caixa gerado pelo projeto de investimentos.

Do ponto de vista de uma empresa o que realmente importa na analise de investimentos é o que se ganha após o imposto. A carga tributaria representa um ônus real cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento, isto ocasiona muitas das vezes a transformações de projetos rentáveis antes das considerações de sua incidência em antieconômico quando o imposto de renda for levado em conta, portanto se torna importante a inclusão do imposto de renda na analise econômica de projetos.

O imposto de renda incide tanto sobre pessoas físicas (IRPF) quanto para pessoas jurídicas (IRPJ). O fato é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. Existem basicamente duas formas de tributação de IRPJ;

*IRPJ e CSLL sobre o lucro real;

*IRPJ e CSLL sobre o lucro presumido.

O simples nacional que seria uma terceira cobrança de imposto de renda funciona só na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com