TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e resenha de Danton

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DO FILME

O filme Danton, O Processo de Revolução se passa no ano II da Revolução Francesa. Este período foi marcado por diversas disputas políticas entre dois grupos do mesmo partido (jacobinos). São esses dois grupos: os indulgentes, encabeçado por Georges Danton e o grupo encabeçado por Maximilien de Robespierre, sem nome definido. Os dois grupos possuem ideais diferentes e estão em constantes conflitos.

No início do filme, é retratada claramente a crise financeira que a França passa, que refletia severamente nas vidas das pessoas não pertencentes à nobreza ou ao clero. Os mais pobres eram explorados pela classe governante e eram obrigados a pagar altos impostos para manter os luxos e as regalias da mesma. Isso ocasionou inclusive a falta de alimentos as classes mais baixas devido, aos preços elevados desses produtos. No filme, há uma cena que retrata bem é a situação; é uma das iniciais, que mostra uma fila de pessoas simples na chuva esperando pelo alimento – no caso, o pão.

A imagem a Danton atribuída é de um líder popular. Sua passagem pela Convenção foi notória devido a atitudes contraditórias. Inicialmente, Danton havia sido junto de outros líderes jacobinos um dos instauradores do chamado Terror Jacobino (tendo inclusive criado um tribunal sumário). Agora, do lado do oposto, Danton se opõe aos seus antigos partidários, pedindo moderação ao terror por eles mais o próprio Danton instaurado. Do outro lado, encontra-se Robespierre e seu grupo de jacobinos sanguinários; inicialmente apresentado como uma pessoa centrada e que preza a moderação, sua imagem muda de forma drástica ao decorrer da trama. Robespierre encontra-se no poder e faz de tudo para manter-se em sua posição, indo inclusive contra seus ideais iniciais.

A imprensa se mostra um grande obstáculo ao Terror. Danton tem como partidário um importante editor de jornal,

Camille Desmoulins; este era responsável por um jornal popular de circulação nacional chamado “Le vieux cordeliers”; este periódico tinha como intuito informar o povo sobre os abusos cometidos pelos jacobinos no poder. Por isso, era visado por Robespierre e seus aliados. No filme, podemos ver sua gráfica sendo destruída e o próprio Desmoulins ser preso, acusado de traição. Danton conseguiu sua libertação, mas ela não durou muito tempo.

Danton e seus partidários passaram a ser perseguidos por Robespierre depois de terem negado juntar-se a causa do Terror. Eles são presos e julgados pelo Tribunal Revolucionário (criação de Danton), sendo que seu julgamento é uma clara demonstração do que foi o Terror: pessoas sendo acusados sem provas concretas. Depois de algumas manobras, Danton e os partidários são condenados a guilhotina.

RESENHA 1

Durante o século XVIII que foi palco de importantes revoluções como a Industrial e Francesa que deram início a mudanças significativas sendo responsáveis pelo desenvolvimento da história e conquistas do homem.

O filme Danton, o processo de Revolução retrata um período pós Revolução Francesa, onde as crises no governo e disputas pelo poder geram conflitos entre as diferentes camadas sociais.

A França mergulhada numa crise econômica, social e política leva a ascensão de um pequeno grupo de burgueses, os jacobinos, apoiados pelo povo e liderados por Robespierre a derrubar a monarquia e instaurar uma nova forma de governo a Republica. O lema da Revolução Francesa era pautado nos ideais e princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, porém o povo não vive sob esses conceitos, mas sobre a ditadura dos jacobinos e de seu principal líder Robespierre, que temendo os rumos da nova República organiza um tribunal com intuito de defender o novo governo de represálias contrarrevolucionárias, assim dá-se início a fase do terror com perseguições aos acusados de traição e que ameaçassem o governo de Robespierre. Danton que lutara ao lado de Robespierre pelos princípios defendidos na Revolução não concordava como Robespierre conduz o povo, deixando de exercer os interesses do povo que vivia com medo e na miséria. Danton passa a denunciar o governo de Robespierre, pois estes desrespeitavam o lema de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Robespierre manda muitos a guilhotina, não poupa nem mesmo seus aliados caso desconfie de planos contra o governo, a guilhotina torna-se um símbolo da Revolução Francesa e do terror de Robespierre. Danton ganha o respeito, admiração e apoio do povo que compreende que Danton está defendendo os direitos de liberdade do povo, no entanto Danton que foi um dos criadores do Tribunal, enriqueceu com a revolução e está sendo acusado de traição por Robespierre, pois Danton por ter o apoio popular significava uma ameaça ao governo de Robespierre e ao sistema recém implantado, pois tentava mudanças no governo.

Robespierre consegue levar Danton ao tribunal que manipula provas que levam Danton a morte pela guilhotina junto com muitos companheiros que seguiam Danton, dando fim então as possíveis ameaças que Robespierre temia contra o sistema implantado.

RESENHA 2

Trata-se do processo da revolução. Uma fase, em que os jacobinos estavam no poder, fase bastante conturbada, é a época do Tribunal revolucionário, que tinha como objetivo defender a França contra os Revolucionários e traidores. A França passava por grandes transformações como: abolição da escravidão, o sufrágio universal, aumento dos impostos dos ricos, o confisco dos bens dos nobres, a Proclamação da República e principalmente com a Revolução Francesa, o terror se espalhou pela França. Neste contexto, dois homens vão se destacar: Robespierre e, Danton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com