TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Avaliação

Por:   •  14/9/2019  •  Exam  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Qual é o objeto da antropologia e sua importância para ciências contábeis e administração?

Ela vai tratar as origens da forma de desenvolvimento econômico, político, social das comunidades humanas, apontando as características culturais das sociedades atuais.

2 - A cultura se forma por influência genética ou geográfica? Justifique apontando a posição da maioria dos antropólogos.

A maioria dos antropólogos entende que o processo histórico é que vai ter maior peso na formação de cultura, já que determinados povos possuem origem igual e cultura diferente ou vivem em áreas iguais e tem culturas diferente, então, o genético e o geográfico não são determinantes, mas, e sim os fatores históricos.

3 -  Geertz entende que o homem produz cultura e a cultura produz o homem. Comente o posicionamento deste autor.

Ele fala que o aparato biológico do homem é completamente transformado pela cultura, uma vez que, o homem começou a utilizar das duas mãos para alcançar alimentos que não estavam no chão. Deste modo, a cultura vai ter uma influência grande na própria composição do físico do indivíduo, já que, os costumes, os hábitos acabam gerando modificações na própria estrutura física do homem.

4 - Como a antropologia se divide e quais as suas especificidades?

- Física: aspectos físicos

- Cultural: costumes, tradições, as danças, culinária, artefatos que eram utilizados. Inclusive a Cultural poder tratar a cultura material (concreta), como também cultura imaterial (abstrata).

5 - Caracterize a economia primitiva apontando semelhanças e diferenças com a atualidade.

Primitiva:

- Coleta (retirar da natureza o que ela me oferece)

 -Caça e pesca

-Utilizaçao de instrumentos rudimentares e a primeira forma de domesticação de plantas.

-Agricultura intensiva em áreas com visual mais fértil e Pecuária em áreas com clima menos favorável.

        Mesmo hoje com o avanço das técnicas agrícolas, com o avanço das tecnologias o homem tenha se tornado em parte independente dos fatores naturais, a tecnologia é capaz apenas de diminuir essa dependência, mas, ainda existe em grau menor essa dependência do homem em relação a natureza nas suas atividades econômicas.

6 - Quanto à prosperidade aponte quanto a:

a) sua natureza:

Tangível (palpável, concreto) ou intangível (abstrato, está sempre ligado a uma habilidade que uma pessoa tem).

b) ao uso:

Individual ou Coletivo

c) possibilidade de transferência

Transferível ou Inalienável (Ñ posso transferir para ninguém)

7 - Organização política supõe formas de poder estabelecido. Explique as fases que podem ser identificadas nas comunidades humanas caracterizando-as.

- Bandos ou hordas: organizações simples, escolhida por critério de idade ou força, se caracterizando por ser de caráter informal.

- Aldeias fixas: onde os grupamentos podem se organizar em aldeias, tribos ou clãs, adotando como liderança o integrante mais experiente.

- Institucionalização politica formaçao do Estado: a partir do momento que os grupamentos humanos se tornam mais complexos, existe a necessidade de se estabelecer um poder central com maior complexidade administrativa, surgindo o Estado.

8 - Explique os diferentes padrões de aldeamento explicando sua organização econômica e política.

- Nômades: onde as comunidades humanas ainda não apresentavam uma economia capaz de suprir as necessidades com total independia da natureza obrigando-os à disputarem territórios mais ricos em alimentos, sua política era informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com