TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Sensacionalista

Exames: Análise Sensacionalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  376 Visualizações

Jaime Carlos Patias, filósofo licenciado pela PUC-PR e escritor do capítulo “O espetáculo no telejornal sensacionalista”, do livro “Comunicação e sociedade do espetáculo”, define com fidelidade as características do programa sensacionalista

[...] o gênero tem características que lhe são peculiares: o estilo, a linguagem chocante, o apelo emocional, a forma, a busca do fait divers, a duração das reportagens, a repetição, o tempo presente, a postura do apresentador, o uso da teledramaturgia, da ficção... essas características são marcas que identificam sobremaneira o gênero popularesco. (PATIAS et al, 2006, p. 85)

Dentro do conceito de gênero sensacionalista e popularesco construído pelo filósofo, podemos enquadrar o programa “Chumbo Grosso”, pois é patente o uso de linguagem informal e chocante e as imagens enquadradas pelo câmera são absurdas. Os repórteres também não transparecem a impessoalidade e o comprometimento em informar e esclarecer o telespectador, ao contrário, muitas vezes faz julgamentos e produz matérias com baixo nível de informações.

Em uma análise geral, todas as matérias veiculadas no programa jornalístico matutino apresentam as diversas vertentes do sensacionalismo citado por Patias, de forma crua, chocante e, em alguns casos, cômico. Nota-se que o jornalismo e o entretenimento se fundem durante a execução das pautas, refletindo uma matéria de teor muito mais lúdico do que informativo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com