TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de investimentos

Projeto de pesquisa: Análise de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

1 Etapa

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com objetivo de proporcionar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Tipos de investimentos – os investimentos podem ser efetuados em diversos tipos de ativos, com características diferenciadas e com perfis de retorno, risco e função econômica diversas. Em primeiro lugar os investimentos podem ser divididos em reais e financeiros. Os investimentos reais implicam na aplicação de recursos na aquisição, reforma, construção ou ampliação de máquinas, equipamentos, terras, instalações e outros ativos tangíveis. Os ativos financeiros, por sua vez, implicam na reversão de recursos em papéis e outras aplicações do mercado financeiro, tais como, ações, CDB, títulos da dívida pública, debêntures, dentre outros.

Portanto, enfocaremos mais os investimentos em projetos produtivos em nossas análises e na apresentação das técnicas de análise de investimentos.

Técnicas de Análise de Investimentos Reais

Várias são as técnicas usadas e conhecidas de análise de investimentos reais, dentre elas destacam se:

Método do Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE);

Método do Valor Presente Líquido (VPL);

Método da Taxa Interna de Retorno (TIR);

Método de Períodos de Payback;

Método de Períodos de Payback Descontado;

Taxa Média de Retorno.

Orçamento de capital também é um processo de seleção de projetos de investimentos e a qualificação dos recursos a serem empregados. O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise, as previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas, devem ser elaborada da forma mais realista e acurada possível. Ao analisar a melhor opção de investimentos devem-se levar em conta as três considerações que influenciam na decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial. Aos se investir em qualquer ramo de negócios, primeiramente deve-se verificar qual sua posição no mercado, qual seu publico, se sua localização está situada em ou local adequado, etc.

Em uma loja de calçados, por exemplo, implica no tratamento com fabricantes dos calçados, na procura por peças variadas, complementação de estoques, e troca das mercadorias que saíram moda. Pois para que o empreendimento tenha bom desempenho e preciso acompanhar a moda, e manter-se atualizado.

Nosso alvo na Análise de Investimentos será uma loja de calçados conforme exemplo citado anteriormente.

A loja comercializara vários modelos de calçados, de uso adulto e infantil, porem sua especialidade é voltada á produtos femininos, pois ao analisar o mercado consumista observou-se que o publico feminino está sempre em busca de novidades, cores da tendência modelos diferenciados, novos design, conforto e sofisticação.

Essa pequena loja conta com uma equipe de profissionais qualificados, e um atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com