TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme "Hellen Keller e o Milagre de Anne Sullivan"

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

IMS 268 - LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Profa. Me Nayra Marinho Silva

ANÁLISE DO FILME “HELLEN KELLER E O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN”

ATIVIDADE PROPOSTA

BIANCA SOUZA MARTINS

Novembro de 2019

Vitória da Conquista – Bahia


Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Graduação: Biotecnologia

Componente: IMS 268 - LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Docente: Profa. Me Nayra Marinho Silva

Discente: Bianca Souza Martins (219121035)

ANÁLISE DO FILME “HELLEN KELLER E O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN”

O filme “Hellen Keller e o Milagre de Anne Sullivan” retrata como Hellen Keller, uma criança surda e cega nascida em uma família normal, finalmente adquire a capacidade de se comunicar com as demais pessoas.

Inicialmente, a pequena Hellen se mostra uma garota muito agressiva e mimada, o que é perceptivelmente a forma em que a garotinha aprendeu a viver, sem nenhum tipo de linguagem e sendo tratada pela família apenas como uma pessoa inválida e digna de pena, e não como uma criança.

Somente com a chegada de Anne Sullivan, uma professora que usa óculos devido ao sua antiga falta de visão, que Hellen finalmente passa a conhecer o mundo a sua volta. Mesmo com rejeição inicial da pequena e mesmo os impasses com a família da garota, professora insiste tanto em ensinar Hellen a se comunicar com o alfabeto em sinais através do tato, ao encostar suas mãos, como a família desta a deixar de tratar a garota como uma incapaz.

O ponto mais admirável do filme é como a professora, Anne Sullivan, não almejava somente melhorar o comportamento de Hellen Keller, mas em liberta-la de sua limitação e mostra-la como compreender o mundo como. A insistência e perseverança de Anne em alcançar seus objetivos é com toda certeza um dos pontos mais tocantes em todo o filme, já que poucos possuem tal resiliência.

A postura de criança sem a menor entendimento do que é a vida evidencia a importância da família na formação de uma criança com necessidades especiais, mostrando que não se deve sentir pena dessas crianças, mas mostra-las como podem ver e aproveitar o mundo de suas próprias maneiras ao ensina-las a se comunicar e desenvolverem a sua própria identidade, com seus próprios gostos, lhe garantindo a possibilidade de sonhar e serem felizes.

O ser humano é um ser social, e por isso a linguagem é tão importante para a formação do indivíduo, e a falta dela afeta o desenvolvimento emocional, social e intelectual. Uma pessoa que não possui uma linguagem, é tão incapaz de demonstrar aos demais suas vontades e sentimentos, como de adquirir uma cultura ou mesmo de aprender a viver e conviver em sociedade, ou seja, lhe é tirada a capacidade de compreender todo o universo de informações construídas e vividas.

Desta forma, é possível perceber o quão valiosas são as formas de linguagem desenvolvidas para pessoas surdas, cegas ou surdocegas – língua de sinais e Braille –, pois permitem não somente uma comunicação deles com os ouvintes, mas também uma integração entre si, formando comunidades e grupos sociais, com culturas e características únicas e próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com