TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS BRASIL AMAZONIA FIBRA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JAKELANE CATARINO

AS POPULAÇÕES INDÍGINAS NO BRASIL

BELÉM - PA

2017

Mediante a leitura dos textos, nos mostra que os índios já viviam no Brasil antes mesmo da sua colonização e que segundo pesquisa feita não se sabe com precisão o numero de índios que habitavam antes dos colonizadores de (1500).

Estimam-se segundo estudos realizados pelo IBGE, os índios que vivem nas cidades e que esses números correspondem a 0,471 da população do País. Sabe-se que existe esse numero de pessoas por conta de conflitos por interesse de terras. E que os grupos indígenas são os jê e os tupi- guarani que habitam em maior quantidade no norte e centro oeste.  

E o interessante é que apesar dessas tribos viverem hábitos diferentes entre si, elas têm algo em comum, dependem da natureza para sobreviverem. Os indígenas na atualidade passam pelo processo de conquista que nos deixaram varias praticas culturais em nossa sociedade, como o folclore brasileiro, a lenda do curupira, contribuição proteger animais e plantas, a vontade de andar descalço, descansar em redes.

A culinária indígena é muito rica e tem um grande valor em nossa cultura, como a mandioca e seus derivados. Herdamos a crença, na utilização de plantas e outros.

Essa pesquisa contribuiu muito para o meu entendimento no contexto da historia dos índios no brasil.

 

REFERÊNCIAS:

 Sócio Ambiental. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/c/0/1/2/populacao-indigena-no-brasil>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

Mundo Educação. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-populacao-indigena-no-brasil.htm>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

Wikipedia. Disponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

Cola da Web. Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/as-populacoes-indigenas-do-brasil>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

Brasil governo. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/04/populacao-indigena-no-brasil-e-de-896-9-mil>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (382.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com