TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do filme o milagre de Anne Sullivan

Por:   •  16/10/2015  •  Resenha  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  2.280 Visualizações

Página 1 de 4

Título do Texto " O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Nome do autor: Arthur Penn

RESENHA DO FILME O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Filha de proprietários de terras, Helen Keller, muda, cega e surda, que ficou cega e surda quando bebê e vive num mundo à parte, como se estivesse sendo criada por lobos no meio de uma selva distante de qualquer tipo de civilização. enobrecedor e comovente, essa inspiradora história de coragem e esperança é um dos melhores trabalhos de arte na história do cinema. Presa em um assustador, solitário mundo de silêncio e escuridão desde a infância, a garota de 7 anos Helen Keller nunca chegou a ver o céu, escutar a voz de sua mãe, ou mesmo expressar seus mais profundos sentimentos. É então que chega Anna Sullivan, uma professora de 20 anos de idade, vinda de Boston. Tendo apenas recentemente encontrado um novo caminho para sua vida, Annie consegue entrar em contato com Helen pelo poder do toque a única ferramenta que elas têm em comum, e guia sua corajosa pupila numa milagrosa jornada de medo e isolação para a felicidade e para a luz. Sua professora Anne Sullivan, usa um métodos pouco convencionais, que surge para disciplinar, domesticar e educar a menina. Ela foi cega (fez nove cirurgias nos olhos) e usa óculos escuros para proteger-se do sol. Ao se deparar com Helen, entende que ali está o maior desafio da sua vida: o desafio de explicar a uma menina como viver no mundo e como entende-lo. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram. O pai de Helen transpareceu um enorme preconceito ao dizer:.... eles esperam que uma cega ensine a outra” como explicar a uma menina cega que Terra é a terra? Que fome é vontade de comer? Como ensinar a menina o que é amor? São perguntas que Anne se faz durante todo o filme. A irmã do Capitão Keller, Tia Ev é quem sugere o nome de uma instituição de Boston, a escola Perkins, que, segundo se dizia, era avançadíssima e obtinha grandes resultados em casos em que as famílias já haviam perdido a esperança.

Helen esta linda menina, não sabia o que era mundo e não sabia como interpretá-lo, e apesar disso tudo, ela precisava muito se expressar. Seu mundo é silencioso e escuro, o contato com o mundo lhe é dado através das permissões e limites impostos pela família. A família, por sua vez, após tê-la quase perdido, faz todas as vontades, Hellen, se parecia com um animal agressivo, ela chutava, mordia, cuspia, sem conseguir se comunicar, seus pais a consideram como “coitadinha”, tornando suas vontades soberanas. A sequência de oito minutos da luta física entre Anne, a professora tentando ensinar Hellen à aluna algum comportamento, será lembrada por muito tempo como uma das mais eletrizantes e jamais vista cena de diretriz de uma professora. Não há limites, a menina tinha total domínio em sua casa, controlando o comportamento de seus familiares; ela não entende limite, educação, mundo social. . A deficiência da família encobre a deficiência da menina, e para acabar com ambas é preciso de muito cuidado, zelo e afeições movidas pela verdade, e não pela piedade.

Percebemos a grandeza do filme e como Anne Sullivan se esforça para que Hellen absorva tudo que ela tem para lhe ensinar. Por isso o aprendizado é recíproco, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com