TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme O Milagre de Anne Sullivan.

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DO FILME

HELEN KELLER E O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

TAMIRS FRANCO MENDES R.A.: 02150058

PEDAGOGIA – 2°B

NOVEMBRO

2015

RELATÓRIO

O filme conta a história de Helen Keller, uma menina cega, surda e muda que era de uma família rica.

Podemos ver que Helen não tinha noção de mundo e nem sabia como interpretar as coisas ao seu redor, mas sentia a necessidade de se expressar, por isso suas atitudes se pareciam agressivas para as pessoas ao seu redor.

Apesar de Helen não conhecer o mundo que a rodeia, sabia como conseguir as coisas e controlava tudo e todos ao seu redor, pois sua família lhe dava tudo que ela queria na hora que queria e do jeito que queria, mesmo que não fosse o certo, pois a achavam inválida. Com essa situação Helen não sabia o que era educação e nem receber um não como resposta as suas atitudes.

Esgotados de tanto procurar a cura da garota, ficam sabendo de um medico que poderá os ajudar. A instituição percebendo que o medico nada poderá fazer no caso de Helen, mandam uma professora chamada Annie Sullivam para orientar Helen.

Annie era cega, fez nove cirurgias nos olhos, e usa óculos escuros para se proteger do sol, sempre conviveu com cegos, mas quando viu o caso de Helen percebeu o grande desafio que tinha pela frente. Pois teria que ensina-la a viver e entender o mundo que há rodeia, e fazer com que sua família a veja como uma pessoa normal, apenas com os sentidos debilitados e não a mente.

Ao começar suas orientações Annie acaba se confrontando com os pais da garota, que sempre a mimaram por sentiram pena de sua deficiência, pois não a tratavam como uma criança normal.

Durante todo o filme Anne mostra bastante dificuldade em como explicar o que são as coisas para Helen, mas sem nunca desistir. Ao contrário de compreensão e doçura com a menina, tudo o que ela teve de “mão beijada” pela dó que a família tinha, Annie tira dela. Assim cria um método de comunicação entre elas, Annie a estimula a comunicação através do tato, para que ela entenda a palavra e seu significado, então o esse passa a ser o jeito em que Helen “enxerga” o mundo.

Com sua força de vontade e acreditando na capacidade da menina, Anne consegue alfabetizar Helen.

Em 1904 Helen se formou, sendo a primeira aluna cega e surda a terminar um curso universitário.

CONCLUSÃO

Este filme mostra a dura realidade das famílias que tem um deficiente auditivo e visual, apesar de se passar em outra época não se difere muito da realidade atual, por mais que tenhamos mais informações e recursos, muitas famílias vivem na mesma situação em que vive a família Keller.

Muitas vezes essas famílias vivem em função da criança deficiente por pena e também por pensar que elas são incapazes de fazer as coisas sozinhas. Claro que muitas das famílias acabam não tendo ajuda nenhuma pela falta de dinheiro e por dependerem de órgãos públicos, mas as que o tem, talvez não queiram aceitar a deficiência de seu filho, o privando do contato com sua linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com