TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Sarah

Resenha: Análise do filme Sarah. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

O filme se passa em uma época em que os capitalistas exploravam mulheres e crianças, pois o custo do trabalho deles era bem menor haviam multas que eram aplicadas por motivos banais, as condições de trabalho eram desumanas, a jornada de trabalho era de 14 horas. O contexto daquela época era de crise econômica, o desespero de capitalistas que precisavam lucrar muito sem gastar com mão de obra. Isso se relaciona com o que Martinelli diz em seu livro identidade e alienação sobre o surgimento do capitalismo, do domínio burguês, das formas de exploração e divisão social do trabalho. Ela também vem falar do surgimento da maquina a vapor e da maquina de tear, que pode ser vista no filme, utilizada nas fábricas por crianças e mulheres, que foi o marco da revolução industrial e do surgimento do capitalismo industrial.

O tema central do filme é a exploração que o capitalismo trouxe para as classes menos favorecida, os interesses dos capitalistas, e as manifestações sociais dos trabalhadores contra essa exploração. Nesse contexto o serviço social surge como mediador das manifestações dos trabalhadores e dos capitalistas, como mediador das contradições existentes entre eles, na tentativa de manter a ordem.

Os sujeitos do filme são a classe operária, enquanto as forças sociais são a igreja, o Estado e os capitalistas. As relações sociais entre igreja, Estado e os capitalistas, são muitas vezes conflituosas e harmoniosas, ora a igreja tem interesses parecidos com o dos capitalistas, ora ela não tem. Os capitalistas, a igreja e o Estado procuravam criar medidas para conter os operários que não estavam mais aguentando as condições de exploração, pobreza e miséria.

As cenas do filme que mais me chamaram atenção foram a cena em que o garoto estava na fábrica trabalhando quando de repente se acidentou em uma das máquinas e depois gerou uma revolta em todos e a parte em que todos se viraram para ouvir o que Daens falava. Essa me marcou, pois o cansaço em que aquelas crianças e mulheres se encontravam era tão grande que ele chegou a se machucar, e que foi preciso isso acontecer para que todos se revoltassem e fizessem algo. E aquela porque o padre Daens representava uma figura importante para a classe operária, pois ele não se contentou com o que estava acontecendo com aquelas pessoas e os incitou a lutar por seus direitos.

O filme trouxe contribuições bastante positivas para a nossa profissão e para a disciplina de fundamentos, aprendemos sobre a gênese da nossa profissão e como ela pode ser vista no contexto do capitalismo e da exploração, além de que vimos a alienação em que muitos trabalhadores viviam naquela época e vivem até hoje e que muitas vezes não percebem. A desvalorização do trabalhador e a exploração, que é até hoje uma das grandes feridas da nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com