TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Comparação entre Max Weber e Franz Kafka

Por:   •  29/6/2017  •  Ensaio  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 9

Analisando algumas obras selecionadas de Franz Kafka e Max Weber, pode-se perceber que, para ambos, a lei/burocracia é um assunto de extrema relevância, e então, a partir disso, construiremos uma comparação e uma junção acerca deste tema; a qual será feita separadamente, relacionando o pensamento dos autores, Weber e Kafka, que viveram em um momento em que estados europeus experimentavam o desenvolvimento cultural e artístico ao mesmo tempo em que se preparavam para uma guerra de disputa por territórios fornecedores de matéria prima e mercado consumidor.

Em um trecho da obra "O Processo ", de Franz Kafka, nos é apresentado uma parábola ( intitulada “Diante da Lei”), na qual se relata a busca de um homem simples pela Lei, e como ele é impedido até seu último suspiro de ter acesso à ela. Ao final da parábola é possível chegar a diversas conclusões, isso porque o porteiro, que impediu o homem simples de entrar, havia dito em seu (do homem simples) último suspiro que “aquela porta só estava destinada a ele”, e, mesmo o porteiro sabendo disso desde o princípio, não o deixou adentrar. Com isso pode-se pensar que aquele homem poderia ser a representação de toda a sociedade e que, os “detentores” das leis não querem que os indivíduos participem da mesma. Ou ainda a questão não seria tanto quem enganava quem, se o homem simples enganava o porteiro, ou era o contrário. O importante, pode ser  que a porta estava aberta ao camponês para que o mesmo a passasse, embora formalmente isso não fosse permitido. A lei, como proibição é mostra de um poder arbitrário, logo, deveria ser subvertida.

Enfim, com essa parábola é possível se chegar à diversas conclusões, o que talvez seja a real intenção do autor.

Em um dos textos de Weber (WEBER, Max. "Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída" (p. 7-59 e p. 72-91). In: Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974 (1918).) nos é mostrado mudanças ocorridas no contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, relatando fatos ocorridos durante a reconstrução da Alemanha. Na obra, o autor diz que a mudança ocorrida naquele país (a vida parlamentar da Alemanha) foi alcançada graças ao Príncipe Bismarck, que, como chanceler,  foi capaz de fazer a nação sacrificar as convicções da população e ainda provocar orgulho em toda a nação.

A seguir Weber discorre sobre como deveria ser o Estado, e como isso está presente na Alemanha. Segundo o autor, em um Estado Moderno é onde a burocracia verdadeiramente governa, isso através da administração da mesma. E essa burocracia está presente até mesmo no exército, é colocado pelo autor que a burocracia presente no país avança na administração municipal e desta forma há um avanço geral sobre toda a sociedade. Esse tipo de estado é refletido nas empresas capitalista que se utilizam dos mesmos meios de (administração e burocracia).

Weber entendia que o processo de burocratização era resultado da necessidade de um Estado manter e garantir o controle sobre um território, processo  o qual tornou-se cada vez mais necessário  com o advento da “Era Moderna”. Trata-se de uma forma de organização racional de tarefas a serviço do poder político, com a finalidade de economia de tempo e eficácia na execução das leis, afinal, a burocracia possui como um dos aspectos fundamentais a ideia de “dominação”.

A dominação seria, então, uma das representações de poder. O funcionamento e a manifestação de qualquer dominação se dão sob forma de governo, cujas tarefas, exigem um aumento crescente de treinamento e experiência, criando assim, uma dominação mediante a organização. Weber entendeu que existiam três tipos de dominação, baseados em sua forma de legitimação, isto é, conforme a natureza dos princípios e crenças que dão estabilidade à dominação: a tradicional (crença na justiça, em como os problemas foram resolvidos no passado), a carismática (crença em qualidades “excepcionais”) e a dominação legal (crença na justiça, na lei e no burocrata, que garante a aplicação das regras que têm força de lei).

Tudo em uma burocracia ocorre por meio de contratos e protocolos. Papéis, processos e departamentos com funções especializadas que visam garantir um maior controle, através de mecanismos legítimos, sobre um território e sobre as pessoas que nele habitam Assim, funcionários (profissionais especializados), que são representantes do Estado, mas não membros do governo, levam a burocracia, as regras que têm poder de lei, por toda a extensão territorial controlada por um Governo. Em determinado momento, tão grande ficou essa estrutura burocrática, que ela se tornou independente do poder que a criou, ganhando uma autonomia que pode até mesmo boicotar as decisões da autoridade. O Estado tornou-se dependente da máquina burocrática.

   Essa burocracia ramificou-se por várias esferas do Estado, um exemplo disso seria a burocracia presente nos partidos políticos. A burocracia nos partidos se desenvolve da mesma forma de que no Estado. Para a campanha política membros do partido se unem de forma hierárquica para obter o financiamento para campanha, o qual é feito por “ patrocinadores”.

Um pouco mais adiante na obra, o autor discorre sobre a burocracia estatal. Segundo Weber com o fim do capitalismo privado a burocracia estatal iria predominar na sociedade. Essa mudança causaria mudança na relação entre burocracia privada e pública, elas que, por vezes trabalham lado a lado e também são contrárias acabariam por fundir-se. Sobre como tudo isso viria a se disseminar no Estado e nos indivíduos o autor diz o seguinte:

"Uma máquina inanimada é a mente (mind) concretizada. Somente este fato proporciona à máquina o poder de forçar os homens a operá-la, e o poder de dominar suas vidas de trabalho diário tão completamente como ocorre em realidade na fábrica. A inteligência concretizada é também uma máquina animada, a da organização burocrática, com sua especialização no adestramento de habilidades, sua divisão de jurisdição, seus regulamentos e relações hierárquicas de autoridade. Juntamente com a máquina inanimada, a inteligência concretizada ocupa-se em construir a concha da servidão que os homens serão talvez forçados a habitar algum dia. " (WEBER, Max. "Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída" . In: Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1974 (1918)(p. 25)).

Já quando fazemos uma análise, dos textos selecionados, de Kafka em relação às formas de dominação descrita por Weber teremos uma nova forma avaliar a fábula.

Na parábola, presente em “O Processo”, o porteiro mostra uma postura de autoridade, ele segue ordens de, no caso, não deixar o homem entrar, essa figura poderia estar representando o contrato, visto que para Weber, a vida se baseia em um contrato, talvez este estivesse ali com o intuito de legitimar o contrato e garantir a obediência do homem a cumpri-lo. Lembrando que para Weber legitimidade e legalidade aparecem em seu texto muitas vezes como sinônimos. Vamos além, poderíamos pensar na figura do porteiro como uma figura divina, assim o mesmo apareceria, aos olhos do simples homem do campo, como um poder superior, mas mesmo assim o homem não o teme, e questiona o porteiro diversas vezes, afinal, o acesso às leis, a entrada à porta da lei, deveria ser um direito de todos. Talvez o porteiro fosse um simples porteiro e por um motivo patológico o homem tenha se deixado acreditar em sua figura como divina, apesar de não adentrar, talvez temendo os outros porteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com