TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sociologia

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

As relações internacionais do início do século XXI apresentam-se bastante distintas das do início do século XX. No decorrer do século passado observou-se profundas modificações no cenário internacional. O modelo de Vestefália, baseado no sistema de Estados soberanos preocupados tão somente com questões de segurança internacional, enfraqueceu e em seu lugar surgiu um emaranhado de relações muito mais complexas. A sociedade internacional passou por transformações e mudanças profundas nos âmbitos originariamente concebidas para atuação exclusiva de uma categoria restrita e bem definidas de atores: unidades estatais soberanas. A partir da reconfiguração deste complexo cenário ― característico da sociedade internacional e diante das mais variadas abordagens, suscitando conceitos historicamente construídos e solidamente arraigados acerca do sistema internacional. Neste contexto, o Estado deixou de ser o único ator internacional e passou a dividir o palco das Relações Internacionais com outros atores.  Portanto o presente trabalho acadêmico pretende expor em aspectos gerais e específicos o Sistema Internacional (SI), utilizando a metodologia bibliográfica como fonte de pesquisa para a formulação contextual deste tema. De inicio conceituaremos o sistema, funcionamento, principais características que o englobam, apontando quais os fatores e atores que o integram e regem o funcionamento do mesmo e analisar considerações acerca do sistema internacional contemporâneo e as possíveis perspectivas.  O século XX foi o palco do surgimento de novos entes capazes de determinar as relações internacionais. As organizações internacionais, organizações não governamentais e empresas multinacionais são exemplos típicos de novos atores que surgiram no decorrer do século passado. Além destes, outros atores são considerados fundamentais para as novas e complexas relações internacionais do século XXI, como, por exemplo, os grupos terroristas, indivíduos, sindicatos, partidos políticos entes sub estatais. Para Marcel Merle o Sistema Internacional é fechado, heterogêneo e mal estruturado e em se tratando de contexto o sistema internacional é formado por fatores que comandam o comportamento dos atores e/ou as coações que pesam sobre o funcionamento do sistema.

1.1 ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS

As Relações Internacionais percorreram longo caminho até ser considerado ramo autônomo do conhecimento científico, que se ocupa com a realidade e os problemas das interações internacionais. Constitui, portanto, disciplina recente, tendo surgido somente após a Primeira Guerra Mundial em decorrência das mudanças surgidas na sociedade contemporânea, que gradativamente vem assumindo outras características.

Dessa nova configuração nas relações internacionais, em que a sistema internacional passa a se apresentar com viés mais amplo ― o mundial ―, e as relações também ganham características de cooperação entre seus atores, evidencia-se a incapacidade dos referenciais teóricos tradicionais em compreender esta realidade, bem como de intermediar e resolver seus interesses.

De acordo com o autor Marcel Merle, podemos conceituar Sistema Internacional (SI) como sendo o meio onde se processam as relações entre diferentes atores que compõem e fazem parte do conjunto das interações sociais que se processam na esfera do internacional, envolvendo seus atores, acontecimentos e fenômenos. É palco, cenário, o ambiente no qual se encontram as Relações Internacionais. Além disso, o sistema internacional pode ser caracterizado pela sua contraposição ao sistema doméstico, destacando-se como sua característica essencial a anarquia (Merle, 1981).

No Sistema Internacional a ordem nasce das relações que se estabelecerão entre os atores e a dinâmica, predominando a logica da competição e da sobrevivência, do choque de interesses. O SI possui dimensão, consistência e estruturas próprias. Em se tratando da dimensão o sistema internacional pode ser definido como global e fechado, estes aspectos foram determinados por meio do desenvolvimento histórico e que o qualificou ao longo do tempo; então o sistema internacional é um sistema fechado, pois o globo terrestre constitui o seu limite físico e a partir do momento em que as relações internacionais passaram a abarcar todo o planeta, o sistema perdeu o status de seu meio ambiente externo e atinge os limites de sua expansão quantitativa, portanto não há mais espaço a ser conquistado. O sistema internacional abrange, globalmente, todas as relações e fluxos entre os atores e seus intercâmbios, os fenômenos que ocorrem a partir destes intercâmbios ou mesmo independem deles, cobrindo todas as atividades além das fronteiras do cenário e a demonstração clara de autonomia em relação aos atores.

O sistema internacional define-se como heterogêneo, pois sua heterogeneidade refere-se às diferenças que se estabelecem entre os atores e fenômenos.  Os atores internacionais podem ser de diferentes tipos. Sejam eles: os Estados, as Organizações Internacionais Governamentais (ou Intergovernamentais) e as Forças Transnacionais. Os atores são distintos entre si e possuem capacidades como: caráter, recursos, objetivos e interesses, ou seja, nem todos os Estados serão iguais entre si e observam-se fenômeno distinto que envolve o meio internacional, como; forças naturais, demográficas, econômicas, tecnológicas e ideológicas. Todos estes fatores dinamizam e promovem mudanças que afetam essencialmente o sistema e seus agentes.

Com relação à estrutura o sistema internacional se organiza de uma forma específica. Isto porque de uma forma geral tem sua origem proveniente deum sistema anárquico e sua ordem não se define por meio de leis ou de governantes, mas através da interação entre os fenômenos e os agentes do meio. A questão hierárquica existente entre as forças existentes no sistema e sua própria evolução será definida por um permanente choque de interesses entre os atores.

2 Meio Internacional e Fatores

Os fatores do Sistema Internacional são eventos, fatos e acontecimentos que se processam no sistema internacional e que podem ser gerados pelas ações dos atores, com consequências esperadas e inesperadas, ou independer de suas ações. Indicado o contexto do plano internacional e os atores que fazem parte deste cenário, o meio internacional aponta quais os fatores regem o funcionamento do sistema global.

Segundo Merle:

Os fatores que influenciam no funcionamento do sistema global são a resultante de numerosas situações ou iniciativas emanando de cada um dos atores e ao mesmo tempo contribuindo para desenhar os contornos e definir a capacidade de influência de cada um dos atores ou grupo de atores.

Então os fatores indica que estas forças são produtos tanto das ações humanas, como eventos que independem da vontade e do interesse das sociedades. Cinco fatores – ou forças – têm importância destacada no quadro das Relações Internacionais: natural, demográfico, econômico, tecnológico e ideológico. Por fim, todos estes fatores são gerados pelas ações humanas, à exceção do natural, ainda que, a sociedade terá cada vez mais, a capacidade de interferir e modificar suas condições materiais de existência por meio do uso das forças suaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com