TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciencias Sociais

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01.  “O carnaval é das festas mais brasileiras, mas como o país tem dimensões continentais os "tipos" de folia são variados. Tem quem queira dançar ao som de frevo, os que preferem os batuques de tamborins e surdos, a turma do axé e até quem prefere o sossego de cidades com pouco ou nenhuma festa. Com um país tão grande, dá até para fugir da folia e se "esconder" em parques, praias mais desertas, regiões de montanha e só relaxar durante os dias de folga.”  BRASIL tem diferentes 'tipos' de folia durante o carnaval. G1. Globo.com, 17 Fev. 2017. Disponível em https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/brasil-tem-diferentes-tipos-de-folia-durante-o-carnaval.ghtml Acesso em: 13 Mar. 2019.

A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, como são justificadas pela sociologia/antropologia as diferenças de comportamento entre os grupos?

Resposta: As diferenças de comportamento dos seres humanos se devem a diversidade cultural que são criadas pela humanidade. 

Questão 02.

I –  O que podemos aprender com o episódio racista de Júlio Cocielo

O youtuber e digital influencer Júlio Cocielo fez um comentário racista sobre o jogador francês Mbappé durante a partida do dia 30/06/18 entre França X Argentina” [...]

[pic 1]

“O youtuber apagou o tweet do que chamou de "piada" após reação imediata dos usuários da rede social”[...]   (TERTO, Amauri. O que podemos aprender com o episódio racista de Júlio Cocielo.Huffpost, 02/07/2018. https://www.huffpostbrasil.com/2018/07/02/o-que-podemos-aprender-com-o-episodio-racista-de-julio-cocielo-segundo-9-ativistas-negros_a_23473234/)

A partir da leitura da notícia acima, caracterize e descreva o estigma e estereótipo utilizados pelo youtuber, que caracterizam seu comentário como preconceito racial.

Resposta: Quando o youtuber Júlio Cocielo citou que o jogador 'conseguiria fazer uns arrastão top' fez ligação com o fato do jogador ser negro e correr muito, quis dizer que ele poderia se aproveitar de sua habilidade e sua cor. O comentário dele infelizmente foi racista.

Questão 03.  Na afirmativa: “Na sociedade capitalista, no processo de produção, separam-se a força de trabalho e os meios de produção. O trabalhador assalariado entra e sai do processo de produção da mesma forma, como força de trabalho, ao mesmo tempo em que realiza riqueza para o capitalista”.

Com esse pensamento, descreva o que chamamos de mais-valia.

Resposta: Chamamos de mais-valia a desigualdade entre o salário que é pago aos trabalhadores e o valor do trabalho que é produzido.

Questão 04. No contexto da modernidade, duas revoluções ocorridas na Europa contribuíram para o surgimento das Ciências Sociais Modernas. Identifique-as e apresente as principais características de somente uma delas.

Resposta: 

Revolução Industrial e Revolução Francesa. Na Revolução Industrial as principais características: a fonte principal de lucros e negócios eram as atividades industriais; as centralizações de renda estavam nas mãos dos grandes donos de indústrias; crescimento da desigualdade social; progresso nos meios de produção com a criação e uso das máquinas a vapor, o trabalho manual foi desvalorizado, crescendo assim a mão de obra com baixos salários.

Questão 05. Em sua Lei dos três estados ou estágios do desenvolvimento intelectual, a qual é considerada como a lei fundamental de sua teoria e rege o modo de pensar da humanidade, Comte teoriza que o desenvolvimento intelectual humano havia passado historicamente por três estágios: explique cada um deles.

Resposta:

Teológico: Caracterizado por esclarecimentos sobrenaturais com intuito de obter sentido as suas práticas tribais (primitivas), os homens buscavam divindades. Metafísico: os fenômenos são esclarecidos através de entidades abstratas e/ou forças ocultas. Positivo: Defende que o conhecimento científico é única forma de conhecimento verdadeiro e procura investigar as leis segundos os fenômenos ocorrem, e independem das vontades divinas ou do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com