TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Sociais e Humanas

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

SOC002 – Ciências Humanas e Sociais

Desvalorização do pensamento crítico.

A matéria escrita por Rafael Barifouse para a BBC News se trata de um texto abordando a perspectiva de Danielle Allen, cientista política e professora da Universidade de Harvard a respeito do plano do governo brasileiro de reduzir investimentos em áreas de ciências humanas e sociais. Nesse sentido, para contextualizar o assunto abordado na matéria, o governo brasileiro procura investir mais em áreas que, segundo o presidente Jair Bolsonaro, trazem maior retorno financeiro, como veterinária, engenharia e medicina por exemplo. No entanto, esse pensamento desconsidera que as áreas sociais e humanas são essenciais para a manutenção de qualquer sociedade democrática e bem governada.

         Dessa maneira, a professora Danielle Allen expõe sua opinião a cerca das medidas a serem tomadas pelo governo brasileiro. Em primeiro lugar, a professora deixa claro que é imprescindível que, para que o governo tenha a capacidade de exercer uma boa governança sob seu país e seus cidadãos, é necessário o entendimento da sociedade, das suas necessidades, culturas, tradições, etc. Em outras palavras, não se pode governar sem o conhecimento das áreas de sociologia e filosofia, as quais são as responsáveis por grande parte do entendimento da realidade dos brasileiros.

Além disso, é nítido que, para a manutenção de um regime democrático, é essencial o pensamento crítico dos cidadãos e a capacidade dos mesmos de exercer sua cidadania. Portanto, novamente, é indispensável o estudo das ciências humanas e sociais cuja importância está diretamente relacionada com o questionamento de imposições até mesmo governamentais. No entanto, os planos do governo de diminuir a verba direcionada aos estudos sociais impede o pensamento crítico de modo a colocar em risco o regime democrático vigente.

        Ademais, Allen ainda comenta que, de fato, as ciências exatas e biológicas possuem uma enorme importância dentro do avanço da sociedade. Contudo, possuem uma atuação maior em como realizar e desenvolver determinada inovação, enquanto as ciências sociais e humanas são responsáveis pelo ato de pensar e questionar, isto é, ter as novas ideias que revolucionarão o mundo tecnológico. Nessa lógica, pode-se afirmar que todas as ciências se completam quando se trata de inovações modernas, assim, todas precisam ser priorizadas e reconhecidas pelas devidas importâncias.

        Por fim, ao analisar os argumentos dados pela professora, pode-se afirmar que as ações dos planos do governo para a educação são irresponsáveis e prejudiciais para os cidadãos e para a democracia instalada no país. Desse modo, levando os pensamentos de Danielle Allen em consideração em conjunto com os planos do governo brasileiro, é possível dizer que é mais do que essencial a priorização de todas as áreas de conhecimento, tanto para alcançar os objetivos do governo, ou seja, mais inovações tecnológicas, quanto para a manutenção do pensamento crítico, da boa governança e de um regime democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com