TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condições De Vida

Ensaios: As Condições De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Bacharelado em Serviço Social

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Antônia Handreza Bezerra Melo – RA 7700650678

Cristiene Torres - 419820

Edilene Sousa Veras – RA 411161

Jonas Sousa Cavalcante – RA 409236

Jordânia Silva Matias de Medeiros – RA 419822

01 de Outubro de 2013

Sobral – CE

Olhar Sensível

Jean – Baptiste Debret, que viveu no Brasil de 1816 a 1831, Debret não foi um simples viajante, alguém que só passou pela terra. Uma estadia de 15 anos no Brasil o teriam feito um morador do local, e seu olhar é portador só apenas dos registros sensíveis do que vê, mas também de uma experiência.

Muito se tem escrito sobre este que tornou- se uma referência para a representação do Brasil da primeira metade do século XIX. Pretendemos fazer uma leitura de algumas de suas obras, queremos abordar Debret como o artista captou aquilo que confere corpo e alma á cidade, representando a gente que nela viviam e que davam sentindo ao espaço, transformando-os em lugares.

O artista compôs uma paisagem social e uma paisagem sensível, desenhando e pintando tipos humanos, comportamentos sociais e modos de ser denota dores de valores. Os negros, por certo, nesta cidade tão cheia deles, escravos de libertos. A rigor, os negros, em toda a sua variedade de tipos e colorações de pele, são quase onipresentes nas representações urbanas de Debret.

Dando continuidade as obras de Debret, Há uma aquarela composta que retrata uma sapataria onde o dono, português trabalha junto a um grupo de negros empregados neste serviço.

Esta ação do castigo é altamente expressiva em termos de sensibilidades, seja pela gestualidade, seja pelos gestos faciais.

O local apresenta-se como uma sala onde as paredes estão cheias de sapatos. O destaque da cena esta na ação ao sapateiro, ao castigar um destes negros escravos, e que supostamente cometeu algo errado, talvez estragando a mercadoria.

Esta ação do castigo expressa a sensibilidade do artista em traduzir a ação e reação, quando o sapateiro ergue a palmatória, tem o gesto da face de raiva, que irritado com o negro descuidado ou preguiçoso, o castiga, e a expressão do negro é impossível ser vista, pois ele esta de costa, ajoelhado e com a mão estendida, em posição submissa, naquele momento deveria estar com medo e já sabia que seria punido.

Mas a expressão dos outros dois negros escravos, era de atenção, pois para Debret, eles temiam que o mesmo pudesse acontecer com eles, eles poderiam ser castigados se necessário fosse, ainda destacada outras reações, onde um deles olha meio de lado com medo do que poderia acontecer com ele, já o outro parecia apenas ignorar a situação e continuava a fazer seu trabalho, com a certeza de que com ele não aconteceria, pois continuava a trabalhar.

No geral da imagem as expressões e a disposição corporal, dos três negros expressa a condição submissa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com