TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias Políticas Adoptadas pela Tanzânia pós-colonial através da política

Por:   •  21/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 12

Índice

1.        Introdução        3

1.1.        Objectivos        4

1.1.1.        Objectivo Geral        4

1.1.2.        Objectivos Específicos        4

1.2.        Metodologias        4

2.        Tendências de Desenvolvimento em África pós-Colonial: Ujamaa House (Tanzânia)        5

2.1.        Consequências e Dificuldade de Implementação da Política Ujamaa        9

2.2.        Vantagens da política Ujama        10

2.3.        Desvantagens da política Ujamaa        10

2.4.        Causas do Fracasso da Politica Ujamaa        10

3.        Conclusão        11

4.        Referências Bibliográficas        12


  1. Introdução

O presente trabalho visa abordar sobre as tendências de desenvolvimento em áfrica, falando especificamente da política Ujama usada em Tanzânia no período pós-colonial pelo primeiro presidente do país Júlio Nyerere.

A Tanzânia é um país que resultou da unificação de duas antigas colónias, Tanganica e Zanzibar. O primeiro havia sido colonizado por alemães que foram substituídos pelos ingleses após sua derrota na primeira guerra mundial e o segundo já era um protectorado inglês desde 1890.

A Tanganica se tornou independente em 1961 e o Zanzibar em 1963. Poucos meses após a independência do segundo houve um acordo de unificação que os tornou a República Unida da Tanzânia sob a presidência de Julius Nyerere, o fundador do partido da União Nacional Africana da Tanganica (TANU) e o principal líder da luta pela independência.

No âmbito interno, ele e o TANU, adoptaram a política Ujama também conhecida por socialismo africano como objectivo estratégico a ser alcançado.


  1. Objectivos
  1. Objectivo Geral
  • Descrever as estratégias políticas adoptadas pela Tanzânia pós-colonial através da política Ujama.
  1. Objectivos Específicos
  • Definir a política Ujama;
  • Identificar as vantagens e desvantagens da política Ujama;
  • Demostrar as causas do fracasso da política Ujama.
  1. Metodologias
  • Pesquisa bibliográfica;
  1. Tendências de Desenvolvimento em África pós-Colonial: Ujamaa House (Tanzânia)

De acordo com CANÊDO (1985), o termo ou política Ujama é o conceito básico das políticas de desenvolvimento económico e social, de Julius Nyerere , Presidente da Tanzânia , imediatamente depois de chegar da independência da Grã-Bretanha em 1962 .

Segundo CASTIANO & NGOENHA (2013:225) Nyerere foi presidente da república da Tanzânia, apresenta-nos pensamentos contextualizados e particulares sobre a educação. Ele vem o papel da educação no contexto mais amplo da sua filosofia político-social baseada no socialismo africano: Ujama.

Desta forma ele representa um modelo de resistência ao projecto educacional colonial e uma alternativa paradigmática.

Em 1954 forma a Tanganyica African National Union (TANU) a partir de diferentes grupos nacionalistas que, entretanto se haviam constituído na Tanzânia.

Nos anos 60 a Tanzânia era um dos países mais pobres do mundo, tinha um grande peso da divida externa e a ajuda externa estava a diminuir apos a independência e sofreu um grande aumento de preços, esta situação fez com que Nyerere busca-se caminhos alternativos para tirar o seu pais da miséria. É neste contexto que surge a Declaração de Arusha, em 1967que baseava em reorganizar a sociedade Tanzaniana em torno das ideias do socialismo africano.

O termo Mualimo significa professor, era um título dado pelo facto de ter sido professor secundário mais também no sentido de que ele era «guia» do seu povo. Neste sentido ele pode ser considerado um filósofo que teve a sorte como chefe de estado poder implantar as suas ideias através de programas e políticas concretas.

Segundo ele, o sistema de educação colonial baseava-se na filosofia de liberdades individuais ou seja, olhava para os interesses e os direitos individuais como sendo superiores aos da comunidade e sociedades como um todo.

Propunha substituir o sistema capitalista colonial por um sistema novo, o socialismo. Tal qual como a democracia, é sobretudo uma atitude mental. Como o sistema estava empregado desenvolve-se naturalmente no individuo em todo o processo de socialização desde a família até a sociedade mais ampla.

O que chamaria de Ujama ou, socialismo africano, teria o seu embrião assim na família alargada africana, mas poderia ser alargado a toda a sociedade tanzaniana. No qual os princípios básicos seriam:

  1. Não haveria exploração do homem pelo homem
  2. Os recursos seriam produzidos colectivamente e por isso, distribuídos na base da justiça social.
  3. A sociedade seria baseada em valores de igualdades e de respeito pela dignidade humana.

Cada membro da sociedade contribuiria para o bem-estar da sua comunidade através do seu trabalho.

Segundo CASTELLS (1999) o termo Ujamaa, o suaíli para "familyhood ' foi a política social e económico desenvolvido por Julius Nyerere Kambarage, presidente da Tanzânia de 1964 a 1985 centrada na agricultura colectiva, no âmbito de um processo chamado villagization, ujamaa também chamado de nacionalização dos bancos e da indústria, e um aumento do nível de auto-suficiência em tanto individual como a nível nacional.

Este desenvolvimento da agricultura foi inicialmente implementado por intermédio de um sistema de exploração de propriedades comunais e métodos tradicionais de produção, denominado “Ujamaa” que significa comunidade.

Na perspectiva de CASTELLS (1999) em 1967 , Nyerere publicou seu projecto de desenvolvimento intitulado Declaração de Arusha , que salientou a necessidade de um modelo Africano de desenvolvimento. Este documento foi a base do socialismo Africano . 

Ujamaa é uma palavra em Kiswahili que significa " família estendida" ou familyhood .  Para Nyerere, família alargada significa que cada indivíduo é para servir a comunidade. Assim, o " Ujamaa é um conceito que indica uma comunidade em que a cooperação e o progresso colectivo fazem parte do modus vivendi de cada indivíduo. Essa ideologia tem sido descrita como o "socialismo rural." 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com