TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tradições Culinárias

Por:   •  29/3/2021  •  Artigo  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

        CIDADE CENÁRIO: OURO PRETO, BERÇO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE MINAS GERAIS.

RESUMO

O presente artigo busca analisar a importância do Festival de Inverno de Ouro Preto, Minas Gerais, enquanto instrumento de valorização da cultura e reforço da memória e da identidade local.Com base na pesquisa bibliográfica e documental realizada, compreende-se que o Festival de Inverno pode se tornar elemento estratégico no processo de sensibilização da comunidade ouropretana sobre a necessidade de conservação do patrimônio cultural, além de contribuir para a dinamização do setor turístico da cidade, estimulando assim novas possibilidades de interpretação da cultura local.

INTRODUÇÃO

Este estudo busca analisar a cidade de Ouro Preto enquanto parte integrante e decisiva das práticas culturais vivenciadas na cidade. As manifestações artísticas são as mais variadas e a cidade por si só já é o plano de fundo, o palco onde as práticas acontecem. Seu estilo barroco, as ruas em pedras, as inúmeras igrejas e todo o entorno fazem parte de uma composição centenária que remonta ao passado, aos elos com outros povos costumes, se confirgurando em um espaço ímpar de resgate e vivência de práticas e costumes de outrora.

Além de sua paisagem bucólica, a cidade respira cultura, sendo cenário de inúmeras manifestações culturais e artísticas durante todo o ano. Entre os eventos mais importantes destaca-se o Festival de Inverno e Fórum das Artes, o Cineop e as tradicionais festas religiosas, que congregam não só a arte como também a vivência dos povos.

Os festivais culturais sempre desempenharam um importante papel em toda a constituição da conjuntura histórica do Brasil. Elas atraem tanto moradores quanto turistas para vivenciar diferentes experiências nas cidades e, ao mesmo tempo, estabelecem conexões entre os diferentes ramos da sociedade. Além destes fatores, as festas representam um importante elo entre o presente e a memória: ao expressar de forma lúdica e simbólica algo que faz parte do espírito, mas está distante no tempo ou no espaço, os festivais vivificam tradições, crenças e acontecimentos importantes, que, de outra forma, cairiam no esquecimento. Aquilo que deve ser lembrado, por fazer parte do patrimônio espiritual ou mental, adquire vida e proximidade nas festas populares. Na dinâmica temporal algumas modificações ocorrem, seja pela incorporação e novas dinâmicas ou mesmo pela adaptação das já existentes.

Ao entender patrimônio como resultado da ação humana e reflexo da sociedade que o produz (MARTINS, 2006), é necessário considerar a importância que a memória, enquanto criadora do sentido de pertencimento, influencia nesse processo. É apenas através da memória comum que se amalgama o processo de reconhecimento, e são forjados sentimentos de pertencimento a partir de identificação de semelhança de certo grupo ou comunidade.

Entre todas as festividades que ocorrem na cidade, especial atenção será dada ao festival de inverno, uma vez que ele é um importante elo entre a sociedade e a cidade.

O festival de inverno nasceu em xxx com o intuito de ..... , é  Este artigo tem como cenário histórico a Villa Rica do século XVIII, sua sociedade, sua cultura, sua religiosidade e suas manifestações artísticas. A reunião destes elementos propiciou ali tal efervescência cultural que fez desta cidade o palco de inúmeros eventos e festividades. Entre estas podem os considerar como a mais representativa a festa do Triunfo Eucarístico, ocorrida em 1733, momento em que o Santíssimo Sacramento foi transladado da Igreja N. S. do Rosário para a Matriz de N.S. do Pilar. Levando em conta a sua origem ibérica e os traços sui generis deste período, podemos dizer que o Triunfo Eucarístico foi um evento representativo do imaginário, da mentalidade e das origens culturais e ideológicas dos homens frente ao mundo em que viviam.

A cidade de Ouro Preto se insere nesta temática como um lugar de vivências, de manifestações populares, de pano de fundo para as práticas que se desenvolvem na dinâmica das relações humanas. Pelo seu aparato histórico e artístico a cidade é considerada patrimônio mundial e representa um lugar de memória e vivências que ficaram registradas ao longo do tempo.

Embora a cidade remonte a um tempo antigo, as dinâmicas sociais acontecem cotidianamente e a cidade se transforma em um enorme palco a céu aberto, berço das mais diferentes manifestações culturais de minas gerais.

O valor que o patrimônio adquire nas sociedades contemporâneas vem se revestindo de uma nova centralidade, posto que, construção humana, torna -se testemunho das experiências

individuais e coletivas em um dado momento ou período histórico. Assim, o legado cultural herdado estabelece vínculos comunitários a um passado socialmente construído, materializando a dimensão simbólica das diversas formas de agir, sentir e viver em sociedade.

Patrimônio, memória e identidade são conceitos relevantes para aqueles que pretendem discutir um produto turístico cultural e, consequentemente, seus atrativos. Ouro Preto, enquanto um produto do turismo cultural, também pode ser analisado a partir do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com