TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tradições E Cultura Na Bahia

Dissertações: As Tradições E Cultura Na Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

As tradições e cultura da Bahia

Bahia uma cidade única no planeta. Ela é bastante marcante com símbolos inegáveis para representá-la.

Objeto de estudo acadêmico que tentam decifrar os séculos de tradições e heranças de povos.

A começar pela forte presença do candomblé no cotidiano soteropolitano. Cidadões que moram em Salvador ou em outros municípios, nem mesmo são adeptos a região trazida ao Brasil pelos os escravos africanos que desembarcaram aos milhões na região até quase o final do século XIX. Ainda assim os costumes e tradições são adotados por muita gente na Bahia, como o hábito de vestir branco às sextas-feiras.

O costume tão comum por aqui representa um símbolo de homenagem ao deus oxalá. Que num exercício de sincretismo com o catolicismo pode ser interpretado como Jesus Cristo. Os rituais do candomblé começaram a ser praticados e salvador nas senzalas das fazendas com o tempo a região tomou conta da cidade e hoje é símbolo da tradição local.

Outra imagem representativa da Bahia de todos os santos são os saveiros de velas quadradas que por século enfeitaram a paisagem da região. Ainda na época do Brasil colonial, o transporte de mercadorias e pessoas entre as cidades do Recôncavo baiano dependia dessas embarcações que se espalhavam aos milhares pela a costa do estado. A produção de açúcar nos grandes engenhos da região era escoada por meio dos saveiros, que de tão marcante foram retratados por grandes artistas como Dorival Caymmi e o Jorge amado.

Pensando nas antigas tradições relacionada às festas dos blocos que domavam a rua, os abadás, moradores se mascaram, vestem-se de pierrôs, usam diversas fantasias para tomar às ruas ao som de muito bailinho carnavalesco.

A capoeira era expressão pura da cultura afro-brasileira, forró uma das principais danças tradicionais.

A culinária, intensamente influenciados pelas as fortes raízes africanas da região como base o óleo de dendê, o leite de coco, o gengibre, a pimenta e muitos outros ingredientes.

Cultura e civilização, tomadas em seu sentido, são um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direitos, os costumes e outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo o homem enquanto membro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com