TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As origens da desigualdade entre certos grupos de pessoas

Artigo: As origens da desigualdade entre certos grupos de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações

REFERENCIAL TEÓRICO

Através do pensamento de Karl Marx a sociedade é dividida em duas classes: a dos capitalistas (aqueles que detém a posse dos meios de produção) e o proletariado (ou operariado), cuja sua única posse é a forca de trabalho ao qual vendem ao capital. Para Marx, o interesse entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis sendo este debate a essência do seu pensamento, que resulta em uma sociedade dividida em classes. Assim os meios de produção se resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando assim origem a “luta de classes”.

Podemos através dessa teoria, esquematizar as causas da realidade social que os indivíduos dependentes do programa de assistência social BPC-LOAS (Benefício de Prestação Continuada-Lei Orgânica Federal) e os impactos do mesmo na vida do beneficiado. Pois a origem das mesmas vem da desigualdade explicita entre determinados grupos de pessoas.

Muitos através da pobreza, miséria, ou falta de condição de oferecer uma boa qualidade de vida ao idoso e ao deficiente próximo ou familiar apelam para o abandono dos mesmos. Criando um quadro polemico nas ruas do Brasil de pessoas incapazes de zelar pela sua própria manutenção e largados a própria sorte.

Para Marx a realidade imposta pelo capitalismo deve modificar-se. Ele teoriza um comunismo, onde todos contribuem para o bem estar da sociedade como um todo, só assim atingiremos a harmonia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com