TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As três formas da alienação social

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 4

Portfólio

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

1. CHAUÍ, Marilena. Introdução à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/classicos_da_filosofia/convite.pdf

P.219 As três formas da alienação social;

Existem 3 formas de alienação social: a social, a econômica e a intelectual.

Na alienação social as pessoas oscilam sobre suas opiniões, não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas, este tipo de alienação demonstra que a sociedade é um “ser estranho” que não faz parte de seu cotidiano, algo externo de nós, separado de nós.

Na alienação econômica os produtores não se reconhecem como os produtores, nem se reconhecem nos produtos produzidos por seu trabalho. Em nosso ambiente sócio moderno a alienação econômica é dupla.

No primeiro tópico os trabalhadores, classe social, vendem sua força de trabalho aos donos de capitais (indústrias, donos de terras) e através da venda de seu trabalho, acaba se tornando uma mercadoria no mercado de compra e venda de trabalho, recebe um preço, o salário. Por esta ocasião não percebem que são reduzidos á coisas que produzem coisas.

No segundo tópico os trabalhadores que são as mercadorias, produz a mercadoria, por si estas mercadorias recebem preços, assim como os trabalhadores também receberam o seu preço o salário. Neste ponto o trabalhador produz um produto, que tem um maior valor, que seu trabalho.

Nos 2 tópicos demonstra que os outros têm um valor, um poder superior, e não é reconhecido com o produto que ele mesmo produziu, pois o mesmo não pode adquirir devido o seu salário que é inferior.

Na alienação intelectual, é o resultado da separação social entre o material (que produz mercadorias) e o trabalho intelectual (que produz as ideias) a divisão social faz com que as duas modalidades de trabalho, a que produz o produto imagina que, o trabalho material não há necessidades de conhecimentos específicos, e os que produzem as ideias, o trabalho intelectual é responsável apenas pelo o conhecimento, por esta ocasião, os intelectuais se alienam e sua alienação é tripla.

Nestas modalidades de alienação da sociedade, eles ignoram as origens sociais de suas ideias e de seu próprio trabalho para cria-las, acreditam que as ideias são criadas por si mesmas, com o decorrer das ações faz com que sejamos apenas receptáculos delas ou instrumentos delas. Neste conceito as ideias se tornam separadas de seus criadores, externas a eles, especificamente falando um estranho um do outro.

pp 424 a 427, Os meios de comunicação.

2. RUSCHEINSKY A., Org, Educação Ambiental: abordagens múltiplas, Porto Alegre, 1ª Edição, Porto Alegre, Artmed, 2002.

pp.67 a 71: Uma nova técnica para o meio ambiente por intermédio da ecopedagogia. A ecopedagogia no limiar de um novo milênio

3. Vídeo “Criança, a alma do negócio”http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8

ATIVIDADE PROPOSTA

O aluno deverá assistir ao vídeo, ler os trechos dos livros relacionados acima. Fazer uma observação da realidade que o cerca.

Produzir um texto/pesquisa com as seguintes etapas:

a) tema (duas linhas)

A criança a alma do negócio, a criança é diretamente atingida pela a mídia, para desenvolver nela em si um instinto de dependência de consumo constante.

b) problemática (cinco linhas)

Constantemente a criança, durante a programação diária, é envolvida através da mídia televisiva com propagandas de todos os gêneros, sejam elas, demonstrando sobre brinquedos, alimentos e até roupas que há personagens que elas os conheçam, pois faz com que as crianças sejam envolvidas em um consumo sem freio, chegando a varias classes sociais, pois influenciando a criança, por ocasião, atingem o adulto que o cerca.

c) estudo de campo (fato analisado)

Chegando a pascoa, nesse momento o chocolate toma as prateleiras dos mercados, as crianças começam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com