TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Áreas que Estudam a Moralidade

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

1 No capítulo 2, foi apresentado o conceito basilar da ética como o campo de estudo dedicado à análise da moralidade. Estudamos os critérios que constituem as condições necessárias e suficientes para a definição da moralidade como o campo de estudo da ética, e vimos que existem quatro áreas que se dedicam ao estudo desse objeto, sendo duas normativas e duas não normativas. Preencha o quadro a seguir com as quatro áreas e uma breve descrições de cada uma delas.

ÁREAS QUE ESTUDAM A MORALIDADE

1. Ética Descritiva

2. Ética Analítica

3. Ética Normativa

4. Ética Aplicada

Uma área não normativa do estudo sobre a moralidade. Visa descobrir o que as pessoas crêem e o que as levam a ter seus próprios valores. Estabelece sobre a crença estudada, ações que podem ser certas ou erradas . Aquilo que pode ser penalizado ou recompensado.

Outra área não normativa que investiga a natureza dos valores, dos juizos morais – portanto é epistemológica. É análise da linguagem quando se usa “moralmente”: é dizer quando se usam as palabras “bem” ou “mal” em sentido moral.

Estuda e relaciona critérios sobre que o que é moralmente correto ou incorreto.

É uma área que busca por caminhos que justiquem e definam as “normas” e porque se devem adotá-las. Indica , por exemplo, que tipo de pessoas devemos ser para integrar nossa comunidade.

Esta área se ocupa com a análise e compreensão de condutas morais particulares , visando o bem estar social não apenas da vida privada, mas da vida pública. Traz para a discussão pública, problemas praticos e urgentes e também dilemas que aparecem na vida “real” das pessoas.

2 Apresentamos também, no capítulo 2, o pressuposto fundante da ética, a partir de uma perspectiva norteada pela concepção do absoluto ético, caracterizado pelo valor moral intrínseco, pela universalidade e pela veracidade. Faça uma descrição sintética — máximo de 15 linhas — desses aspectos, com o objetivo de sedimentar os conhecimentos estudados.

A ética é o estudo da moralidade. A moralidade é gerada nas relações que construímos com nossos semelhantes – os de perto e os distantes. Ela influencia diretamente nossas crenças, ações, motivações, caráter e nosso comportamento. Ela faz com que tenhamos juizo de valores sobre o que é certo ou errado, aquilo que nos pode ser interpretado como nosso bem ou nosso mal. Ela regula nossos direitos e deveres , no singular e no plural – aquilo que é circunscrito a nós e aquele que envolve outras pessoas.

A moralidade deve possuir valor próprio e ser universal - caracteristicas advindas do absoluto ético. Ela deve estar acima de qualquer atividade humana e social, ela deve ser prescrita, explícita, clara e convencional, para que todos possam segui-la igualmente; deve ser universal, não podendo ser ajuizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com