TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria e Consultoria em Servico Socia

Por:   •  18/2/2016  •  Artigo  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

  FACULDADE ANHANGUERA - NIDERP[pic 1]

               PÓLO ANANINDEUA
                SERVIÇO SOCIAL
         

                              Disciplina: Assessoria e Consultoria  em Serviço Social

PROFESSOR (A) TUTOR (A) PRESENCIAL: Marisa Elenice Silva Lima

PROFESSOR (A) EAD: Ma. Ana Lúcia A. Antonio

ACADEMICAS:                                                           RA

Claudia Siqueira Guimarães                                          RA: 397661

Lucidalva Rabelo Gomes                                              RA: 399585

Miriam do Socorro Barros Palha                                  RA: 403787

Raimunda da Silva Botelho                                          RA: 404347

Wilza  Castro                                                                RA: 393425

                                     

                 

                                                    ANANINDEUA-PA

                                                             2015

Introdução

Esta atividade destina-se a desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, mostrando algumas áreas de atuação, como assessoria e consultoria a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais.

Veremos que a prática da assessoria para o Assistente Social emergiu há algumas décadas e é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois se iniciou nos anos 80 juntamente com os movimentos sociais e o processo de renovação da profissão.

Não obstante, faremos um levantamento sobre a prática e atuação dos assistentes sociais especializados em assessoria/consultoria em uma determinada matéria específica, e veremos também como a profissão está se expandindo nessa área.

Significado da palavra "assessoria"

Assessoria: Que ou quem assiste ou assessora, adjunto, ajudante, assistente auxiliar, pessoa que tem como função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções. Uma Ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, devido a conhecimentos  especializados em determinado assunto.

Pode-se relacionar a demanda de assessoria ao serviço social como sendo um processo de trabalho à profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente não tem vínculo empregatício com a instituição, a assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou vários grupos que executam, normalmente são solicitadas pela equipe institucional, que atua diretamente na organização  ou pelos representantes da gestão.

Ao analisarmos o tema da pesquisa, chegamos ao entendimento de que a Assessoria ao Serviço Social é considerada como mais uma possibilidade de trabalho para a atuação dos assistentes sociais. Assim como a profissão de Assistente Social, a Assessoria / Consultoria não é algo recente na prática profissional, as discussões em torno dessa nova prática nos dias atuais estão diretamente relacionadas à maturidade intelectual da profissão, a partir da década de 1980.

Apesar dessa nova demanda não ser recente, é algo que deve ser ampliada, dessa forma, precisamos acompanhar as transformações, atualizar conhecimentos, ter um olhar crítico sobre determinado assunto, descortinar os conhecimentos, ter uma prática condizente, pois a discussão da assessoria no âmbito do serv. social se relaciona diretamente com determinada concepção de formação profissional.

Acredita-se que por meio das possibilidades e dos desdobramentos da profissão, seja possível colaborar para a consolidação e ampliação dos espaços ocupacionais do assistente social, além de contribuir para a afirmação de uma possível estratégia de articulação entre teoria e exercício profissional, para efetivação do projeto ético-político, por meio das proposições alicerçadas na relação dialética entre teoria e realidade.

A formalidade legal da Assessoria, é regulamentada a partir da década de 1990, sinalizando a legitimação social de tal exercício no âmbito do serviço social, a fim de concretizar esta atividade frente ao trabalho dos assistentes sociais.

 Assessores Assistentes Sociais, são pessoas de fora de fora do dia a dia da empresa ou instituição, pública ou privada, que estarão presentes por um certo período na empresa, ou instituição e portanto, têm que transmitir uma imagem de muita seriedade, compromisso com o resultado, com prazos e compromisso com o sucesso do cliente, seja isso o que for, redução de custos, aumento de vendas, melhoria de processos de trabalho e assim por diante, o bom assessor é aquele que conhece bem a área específica a qual foi contratado.

O trabalho dos assistentes sociais junto aos movimentos sociais se deu na sua maioria, por meio da criação de campos próprios de estágio para graduandos em serviço social, esta ação é vista, na época, como estratégica. Na análise da época, para se efetivar esse projeto de formação profissional era necessário possibilitar ao aluno a vivência de um exercício profissional comprometido com a classe trabalhadora.

Acreditamos que foram as experiências de campos próprios de estágio em movimento sociais os percussores dos trabalhos de Assessoria em serviço social a outros segmentos que não sejam os da mesma profissão.

Mesmo que poucos dos seus sujeitos profissionais ( as equipes de serv. social) trabalhassem com a categoria " assessoria" e, na maioria das vezes, se referissem à categoria  " investigação-ação". Foram essas experiências que deram origens para o trabalho que atualmente os profissionais de assessoria fazem junto aos diferentes segmentos comprometidos com a construção de políticas públicas.

O panorama apresentado sobre a supervisão profissional, no item anterior, visa o entendimento de "assessoria", como um dialético processo de rupturas e continuidades com a trajetória histórica do serv. social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (360.7 Kb)   docx (280.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com