TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Casos: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Tendências do mercado de trabalho no mundo contemporâneo

Começando pela região em que vivo, Vale do Paraíba, uma reportagem publicada pelo jornal “O Vale” revelou que as três maiores cidades da região estão entre as 100 melhores do País para alcançar sucesso profissional.

Por estarem cada vez mais ganhando força no cenário econômico nacional, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí estão aumentando seu mercado de trabalho com mais oportunidades para quem quer construir uma carreira sólida.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fucape Business School, sediada em Vitória (ES), na qual são avaliadas a qualidade de ensino, o vigor econômico e o sistema de saúde das cidades brasileiras. No ranking, São José dos Campos aparece na 27ª posição, à frente de 12 capitais, Taubaté ficou com a 51ª posição, enquanto Jacareí está no 82º lugar da lista.

Outros fatores também contribuíram para que o Vale do Paraíba obtivesse destaque no levantamento, como a alta concentração de indústrias na região, qualidade de vida dificilmente obtida em grandes capitais e, ainda, o crescimento do Litoral Norte, em razão da exploração do Pré-Sal.

Agora, pesquisando sobre os setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas, temos a informática, a saúde, o meio ambiente, o turismo, lazer e entretenimento, a biotecnologia, a administração, a tecnologia da informação, o terceiro setor, e a educação como áreas que provavelmente serão as que mais cresceram nos próximos anos em nosso país.

Oportunidades emergentes

Embora a minha área de formação, produção mecânica, não esteja entre as que têm maior probabilidade de crescimento em contexto nacional, dentro da região, acredito que terei muitas oportunidades, pois além da cidade onde resido, Pindamonhangaba, ter uma grande chance de se desenvolver industrialmente, vejo ao meu redor cidades com alto potencial, como Taubaté, que vem crescendo cada vez mais, e, principalmente, São José dos Campos, um dos grandes polos de emprego do estado de São Paulo e de todo o país.

É claro que não poderei me contentar apenas com a formação em Engenharia de Produção Mecânica, achando que isso já é o suficiente para ter um emprego certo no futuro. Isso já é um grande caminho, mas não é tudo.

O mercado de trabalho pode apresentar muitas oportunidades, mas também pode apresentar muitos concorrentes, então cabe, não somente a mim, mas a todos que buscam uma estabilidade profissional, estar sempre aprimorando os estudos e enriquecendo o nível de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com