TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Filosofia 2

Casos: Atividade De Filosofia 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade II

Leia atentamente as 06 questões abaixo, selecione 05 questões e responda.

1. A Unidade II, que propõe uma problematização da Ética a partir da realidade atual, tem inicio com uma discussão sobre Ética e Moral. De acordo com o texto, a Ética é a teoria da Moral. Qual o conceito de Moral é apresentado no texto e qual sua relação com a Ética?

Resposta: Moral conforme Foucault, [...] moral é um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a família, as instituições educativas, as Igrejas, etc. (FOUCAULT). Moral tem a ver com todo comportamento humano. A moral, assim como o direito, tem a ver com regras cuja observação se exige para que o comportamento seja considerado moralmente correto. Os seres humanos se tornam seres morais através da educação. Se não houvesse educação, convivência com outros seres humanos, estes não se tornariam seres morais. A moralidade é um fato histórico, constatável em todos os tempos e em todas as comunidades humanas. Até hoje não foi encontrada nenhuma sociedade sem moral, sem norma moral. Os seres humanos não conseguem viver ou conviver sem uma norma. A relação entre a moral e ética no sentido prático, possui finalidades semelhantes. Ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

2. Por que somos seres morais? Qual a relação entre moralidade e liberdade? E como os seres humanos se tornam seres morais?

Resposta: Somos seres morais por sermos seres livres, ou seja, os seres capazes de cumprir ou não uma norma estabelecida, ou seres com consciência moral, isto é, seres (sujeitos morais) com capacidade para deliberar frente a alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas. A moralidade se baseia no mantimento de uma boa aparência e com comportamento adequado, de acordo com o lugar e sua cultura. A liberdade consiste na condição de um individuo não se tornar submisso ao domínio de qualquer outra pessoa, portanto possuir o pleno poder sobre seus atos e sobre si mesmo, porque somos seres conscientes de si e dos outros; seres dotados de vontade ou de controlar e orientar desejos e impulsos; seres responsáveis, respondendo pelos próprios atos; em suma, seres livres, seres capazes de escolher entre várias possibilidades, mas, sobretudo, capazes de autodeterminação, dando a si mesmo as normas de comportamento. Tornam-se seres morais exatamente por não sermos apenas livres, mas por estarmos sempre e ao mesmo tempo submetidos à causalidade necessária da natureza. Ao mesmo tempo o dever moral tem a ver com o fato de não vivermos sós, de não podermos ser livres sozinhos, mas sempre na presença de outros seres humanos.

3. As normas morais expressas nos códigos e leis revelam os diferentes momentos históricos nos quais foram adotadas. Qual a base, o fundamento, da norma moral para os antigos, para os medievais e para os modernos?

Resposta: ANTIGOS. A ética, cujo modo era a virtude e cujo fim é a felicidade, realizava-se pelo comportamento virtuoso, ação que era conforme a natureza.

MEDIEVOS. Os seres humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com