TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades culturais apresentadas no filme Tropa de Elite

Resenha: Atividades culturais apresentadas no filme Tropa de Elite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

O que é cultura

A palavra cultura vem do latim colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar. Ela pode também significar conhecimento, tudo aquilo que as pessoas precisam conhecer ou acreditar, para viver de acordo com a sociedade na qual estão inseridas.

A cultura tem a ver com o estilo de vida dos membros de uma sociedade ou de seus grupos, inclui o modo de vestir, a vida familiar, os costumes as crenças e religiões, padrões de trabalho e atividades de lazer.

Porém, apesar da chamada cultura parecer um privilégio de nós seres humanos, alguns estudos nos mostram o contrário, que alguns tipos de animais como, por exemplo: chimpanzé, aves, baleia também as possuem. Cultura são valores que nos levam ao nosso comportamento social, que está sempre evoluindo, desenvolvendo em processo de mudança.

As manifestações culturais apresentadas no filme

No filme Tropa de Elite (Brasil, 2007,direção José Padilha), as manifestações culturais são bem visíveis, como as drogas, a criminalidade, descriminação de cor, classe social e a corrupção na Policia Militar da cidade do Rio de Janeiro. O capitão Nascimento o personagem principal e narrativo deixa bem claro que tanto o traficante como o usuário de drogas são culpados pelo trafico e suas consequências, os dois são igualmente perigosos para a ordem pública, pois, segundo ele “quem ajuda traficante é cúmplice” e com isso tenta derrubar a falsa ideia de que a classe média é “socialmente consciente”, a partir do momento em que vários membros da classe média são usuário.

Ficou estabelecido no filme que há um conflito social entre, Policia e o tráfico de drogas, a desigualdade social, também como a escolha profissional e as famílias necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social, para soluções desses conflitos.

Portanto, medidas de prevenção ao crime em que a comunida, Estado e órgãos sejam mediadoras por essa luta ao combate ao trafico, como forças de segurança publica, como o combate à desigualdade social, o exercício da cidadania, bem com a interação entre comunidade e a busca da igualdade para todos independentemente de cor ou de classe social.

No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política?

Política é a ciência de governa um povo num estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. O termo de origem no grego politika, uma derivação de polis designa aquilo que é público o significado de política é muito amplo e está, em geral, relacionado com tudo aquilo que diz respeito a espaço publico. A política e considerada uma atividade própria de certas pessoas encarregadas de fazê-las como os políticos, já outras pessoas acham que a política é do interesse de todos que diz respeito a tudo quando envolva relações de poder ou a tudo que envolva a organização e administrações de grupos.

A expansão da Política na assistência social vem demandando cada vez mais a interposição de assistentes sociais comprometidos com a consolidação do Estado democrático dos direitos, a universalização da seguridade social e das políticas publicas e o fortalecimento dos espaços de controle social democrático. Isso requer o fortalecimento de uma intervenção critica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com