TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "TROPA DE ELITE"

Tese: O filme "TROPA DE ELITE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Interpretação

O filme, “TROPA DE ELITE”, Foi realizado no Rio de Janeiro em 1997. O Filme em que seu principal personagem é, o Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, em uma apresentação maravilhosa. O filme expõe a corrupção da polícia do Rio, de forma crítica e violenta, mas também mostra a reação da sociedade que critica a violência policial e ao mesmo tempo, ela deixa acontecer a violência, o consumo das drogas e do trafego. As práticas de tortura por parte dos policiais também foram abordadas, gerando questionamentos quanto a uma suposta transformação de tais personagens em heróis em virtude de suas atitudes frente aos criminosos ou à população pobre e aos moradores de favelas é o que a policia e a comunidade vivem em seu dia-a-dia.

01

Resumo

O filme, ele fala sobre uma realidade do dia-a-dia nas comunidades, em relação aos policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas da classe média e alta. Mostra também um Capitão do “Bope”, vivendo uma pressão pessoal, por estar sempre ausente da sua família, para favorecer o seu serviço. A tropa de elite da policia militar, é tratada como um pequeno grupo contra a corrupção que devorou o restante da polícia, provavelmente ao sentimento de honra de seus membros, não colabora nem um pouco com a adoção de práticas corretas no combate ao crime. A realidade do BOPE é: guerra é guerra. E o Rio vive, especialmente nesses locais, uma verdadeira guerra civil, com a total ausência do império da lei.

O Capitão Nascimento mostra ao público, quando desabafa que está de “saco cheio” de ter que subir morro e ver as crianças que morrem por conta do tráfico só porque os “playboys” querem usar drogas. Ele é mandado para chefiar uma das equipes que tem como missão de apaziguar o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato, o Papa vai passar a noite por lá. Capitão Nascimento tem de cumprir toda e qualquer missão que lhe é dada, mas ele, pelo fato de estar cansado, busca um substituto, sua mulher está no final da gravidez e lhe pede pra sair da linha de frente do batalhão, o capitão sente os efeitos do estresse, neste clima é chamado para mais uma emergência no morro, estava acontecendo um tiroteio em meio a um baile funk, na babilônia o Nascimento e sua equipe têm de resgatar dois aspirantes a oficiais, Neto e Matias. Que ao conhecerem este grupo da polícia, se inscrevem para o curso de formação da tropa de elite.

Por ser honestos e cheios de energia, os dois jovens já chegou ao batalhão, que os admite no curso, tendo o capitão Nascimento, Neto se destacava pela coragem, e Matias pela sua inteligência. No entanto a escolha foi muito difícil, e quando o capitão se resolveu e escolheu Neto para seu substituto, ele morre fazendo um favor que era para seu amigo Matias fazer. Neste caso, o Nascimento perdeu as esperanças em relação a um novo substituto, até que percebe um novo instinto em Matias, ele passou a demonstrar mais ação e inteligência e junto com Nascimento, os dois sobrem o morro para buscar e se vingar a morte de Neto, e Baiano, o assassino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com