TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de autodesenvolvimento

Tese: Atividades de autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele?

R. Ecônomica, ambiental, social, cultura e politica.

Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R. Na dimensão ambiental, o que autor sugere que produzir e consumir de forma que o meio ambiente possa se auto reparar é uma ideia válida para que as próximas gerações continuem a usufruir. Consumir de forma consciente.

Com o crescente consumo dos recurso naturais, propõe uma inovação tecnologica para melhorarmos a produção de energia que hoje é baseado no petróleo, carvão e gás. Assim é definido a dimensão ecocômica.

Na dimensão social, o autor deseja implantar a justiça social em que todos devem consumir o minímo necessário para uma vida digna sem prejudicar outros.

Se não houver uma mudança no valor e comportamento do estilo de vida do "ter mais" para o "ter melhor" não será possivel mudanças nos valores de consumo que se emprega pela dimensão cultural.

Na dimensão politica, não estão alheias em como mudar padrões de produção e consumo. Conflitos de interesses chocam-se com a equidade social entre organizações governamentais, sociedade civil e empresariado.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R. Ecônomica, ambiental, social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R. A primeira é a tecnológica que pela capacidade inventiva do homem ele pode ajudar nos recurso naturais que hoje temos tais como o petróleo e a água. Sendo os recurso naturais limitados, podem ser superados pelas mudanças tecnológicas. A segunda encontra se no intelectual, social e político. Seu principal mentor é o economista Georgescu-Roegen, baseia-se na transformação de matéria e energia de baixa entropia para alta entropia, dessa forma o homem passaria a decrescer e não crescer. Herman Daly tem uma proposta menos drástica, uma situação estacionária, visando que o abandono do crescimento econômico em troca da qualidade de vida.

A terceira resposta esta na possibilidade de catástrofe. A solução pelas inovações tecnológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com