TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de autodesenvolvimento

Seminário: Atividades de autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Seminário  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

A colaboração individual para as responsabilidades socioeconômicas e ambientais é um tema muito discutido atualmente, a preocupação com o futuro não somente dos recursos naturais, mas com andamento do ciclo econômico veem causando conferências mundiais e inúmeras e estratégias para uma possível melhora desses tópicos. Alencar temas como saúde comunitária, coleta seletiva, reaproveitamento de alimentos, educação no trânsito, educação primária sobre diversidade étnica, diversidade biológica, projeto ocupacional em artesanato, dança, musica para diversas idades com um foco na deliberado primeira infância e terceira idade, e principalmente prevenção na comunidade contra a desnutrição e crianças com baixo desempenho escolar.

Esses temas provocam uma profunda reflexão, pois me colocaria em profundo contato com a comunidade, suas dificuldades e necessidades extremas. A saúde comunitária envolve todo um plano de prevenção primaria a doenças tanto infecciosas como virais, higiene pessoal e outros. Em contra partida uma proposta semelhante seria a prevenção contra a desnutrição e baixo desempenho escolar. As duas propostas caminhariam juntas usaria de palestras usando de uma comunicação social e compreensível visando não somente resultados numéricos, mas a qualidade do processo. Envolvendo assim toda a família não somente um trabalho individual.

Minha reflexão sobre as outras propostas é que não seria possível trabalha-las sem a cooperação e participação efetiva da comunidade, não se podem elaborar projetos de âmbito educacional e pedagógico apenas para uma minoria é necessário estudar dados de uma comunidade é preciso que o cooperador aprenda tanto quanto o beneficiário para que onde se está bom continue melhorando e onde há deficiências sejam corrigidas.

Apontei esses temas, e fiz uma breve reflexão de alguns, pois penso que são pontos importantíssimos para o bom desenvolvimento de uma sociedade saudável, não existe sociedade bem desenvolvida onde uma minoria ou maioria sofra com problemas tão extremos as próprias pessoas podem ajudar a si mesmas se forem assistidas de perto por projetos sérios e eficazes que possam proporcionar conhecimento, dar uma base para que se possam os mesmos se reeducarem, aprender o mais básico, por exemplo, que é uma boa higiene pessoal, que evitaria tantos problemas sérios e complexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com