TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais

Trabalho Universitário: Atps Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório - Etapa 2

O filme “A classe operária vai ao paraíso” conta a história de um operário modelo, Lulu Massa, que vê o seu trabalho como o principal motivo de sua vida. Lulu sempre ultrapassou todas as metas absurdas impostas pela fábrica, e isso fazia com que ele não fosse bem visto pelos seus colegas de fábrica.

Um dia, por causa de um acidente de trabalho, Lulu Massa perde um dedo, e a partir desse momento, ele passa a enxergar o trabalho de uma forma diferente. Ele começa a perceber o tamanho da exploração da fábrica sobre os trabalhadores, e por isso entra no movimento sindical para brigar pelos direitos dos trabalhadores.

Só que em uma greve, Lulu Massa é demitido da fábrica. Quando o movimento grevista consegue a sua readmissão e a revisão do sistema de metas, Lulu Massa se reintegra a fábrica, porém ele não era mais aquele operário modelo do começo do filme, que batias metas cegamente e não percebia a escravidão e exploração que o sistema os fazia passar.

Um personagem importante para que Lulu Massa observasse a alienação do trabalho no sistema capitalista era seu amigo de fábrica, Militina, que devido ao trabalho por ele realizado na fábrica, acabou enlouquecendo e foi mandado ao manicômio.

A reflexão e o debate sobre o filme realizado pelos integrantes do grupo nos ajudaram a estabelecer argumentações sobre as relações do trabalho e do consumo com a sociedade atual.

Entre as várias interações sociais existentes na sociedade atual em relação ao trabalho e consumo, nos podemos destacar como fundamentais as atuações dos sindicatos no nosso país. As grandes corporações capitalistas, nacionais os multinacionais, exigem demais do trabalho, sendo com metas abusivas ou com salários e benefícios insuficientes. Os sindicatos, com o grande poder que tem, negociam condições de trabalho melhor aos trabalhadores de cada setor.

Na sociedade atual, as empresas apenas estão interessadas no grande lucro, embora em seus discursos de fachada elas digam o contrário. As grandes corporações capitalistas querem lucrar muito, e uma das formas de chegar nesse lucro absurdo é a redução de quadro de funcionários, o que gera sobrecarga de trabalho nos demais empregados.

Se hoje em dia não existissem os movimentos sindicais, nós trabalhadores seriamos completos reféns da indústria capitalista, assim como Lulu Massa e seus companheiros de fábrica eram.

Por isso, o grupo ressalta a importância do movimento sindical das categorias (Bancários, metalúrgicos, comerciários, etc.) em defesa dos direitos dos trabalhadores. Os dirigentes sindicais negociam as condições de trabalho exigidas pelos trabalhadores em assembléia para realização de acordo, caso não entrem em consenso, geralmente ocorrem as greves.

A greve é um movimento voluntário e coletivo dos trabalhadores. Ela é uma interação social das mais importantes da sociedade atual quando nos referimos ao trabalho. Ela é a força da classe trabalhadora, o modo como os trabalhadores têm de conseguir arrancar salários melhores, o fim das cobranças abusivas, aumento na geração de empregos e melhores condições de trabalho.

Voltando ao filme, compreendemos a importância que cada trabalhador tem na sociedade. Se todos nós fossemos empregados modelos como o Lulu Massa do começo do filme, certamente seriamos escravos das empresas no sistema capitalista. Cada trabalhador, em sua empresa, em seu setor deve mostras sua força, devem se unir para construir uma sociedade melhor e mais justa.

Relatório - Etapa 3

Ambos os documentários indicados retratam as divergências sociais causadas pelo dinheiro, no caso, pela falta dele.

No primeiro curta, "Bumbando", os autores mostram, através de depoimentos, como são tratados os moradores do Morro do Bumba, pessoas que, sem dinheiro, não tiveram outra opção, a não ser ir morar em uma área de risco. São pessoas humildes, que por não receberem educação e oportunidades adequadas do governo, vão construir as suas vidas em um lixão.

Neste documentário, escolhemos duas imagens que retratam essa falta de oportunidade. A primeira imagem escolhida ocorre aos 01:05 minutos de vídeo. Nela, é mostrada uma mansão, com piscina, áreas verdes e todo o luxo que o dinheiro pode comprar. A segunda imagem deste documentário que escolhemos é a que ocorre a 01:55 de vídeo. Escolhemos esta imagem, pois ela retrata perfeitamente a discrepância social causada pela falta de dinheiro e oportunidade. Nesta imagem, observamos ao fundo várias casas, ao contrário da mansão mostrada na primeira imagem, pequenas e humildes. Também temos, em destaque nesta segunda imagem, uma casinha bem na beira do barranco, de parede inacabada, correndo risco de desmoronamento caso ocorra uma chuva forte.

No segundo documentário recomendado para elaboração deste relatório, "Ilha das flores", é retratada de forma irônica e bem humorada a trajetória de um tomate, desde sua plantação, até o seu fim, em um lixão de nome ilha das flores.

Este tomate é produzido e enviado ao supermercado, onde é adquirido por uma mãe de família para fazer o molho de tomate do jantar. Entretanto, na hora do preparo, ele é julgado inadequado para o consumo e jogado no lixo, como mostra a imagem que escolhemos, aos 05:57 de vídeo. Este mesmo tomate vai para a Ilha das Flores, porém lá não há nenhuma flor. Lá, apenas existe desigualdade social e injustiça. Um terreno da Ilha das Flores foi comprado por um empresário de porcos, e ele utiliza todos aqueles alimentos que as pessoas com condições de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com