TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais

Tese: Atps Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  6.037 Palavras (25 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

CIÊNCIAS SOCIAIS

Conjunto de disciplina que estudam o homem através das suas relações com a sociedade e com a cultura.

As questões relacionadas com o homem em sociedade começaram a merecer a atenção dos estudiosos e a revestir um caráter científico a partir do século XVIII. Dessa época datam os primeiros estudos sobre a ação do homem no seio da sociedade, bem como sobre as suas relações com os seus semelhantes. Nasce neste século a economia política. É, contudo no século XIX que aparece a maior parte das disciplinas que pertencem ao domínio das ciências sociais, como é o caso da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Estas foram, na sua gênese, profundamente influenciadas pelas teorias sobre a sociedade de filósofos da época, particularmente de Comte, de Marx e de Spencer.

No século XX, as ciências sociais conheceram um amplo desenvolvimento, deixando de se circunscrever apenas a trabalho de grande envergadura científica, para se democratizarem de serem as escolas superiores e secundárias, passando a ser objeto de estudo dos alunos.

Hoje, a acelerada evolução tecnológica veio dar um incremento muito válido ao avanço das Ciências Sociais, ao permitir que os estudos empíricos se desenvolvam e se completem pelos meios quantitativos, daí surgindo verdadeiras teorias cientificas sobre o comportamento do Homem como ator social.

ABSTRACT

SOCIAL SCIENCES

Set of disciplines that study human beings through their relations with society and culture.

Issues related to man in society began to deserve the attention of scholars take a scientific and from the eighteenth century. From this time date the first studies on the action of man in society, as well as their relationships with their fellows. Born in this century political economy. It is however in the nineteenth century that appears most disciplines within the field of social sciences, such as anthropology, sociology and political science. These were, in their genesis, deeply influenced by the theories on society of philosophers of the time, particularly Comte, Marx and Spencer.

In the twentieth century, the social sciences experienced a large development, leaving only to circumscribe the work of major scientific democratizarem to be higher and secondary schools, becoming an object of study of the students.

Today, rapid technological change gave a very valid increment to the advancement of the social sciences, to allow empirical studies to develop and be fulfilled by means quantitative, hence coming true scientific theories about the behavior of man as a social actor.

Sumário

Cultura, indivíduo e sociedade.............................................................................6

Relatório do filme: “La classe operaria va in paradiso”...........................................11

Documentário Ilha das Flores............................................................................15

Documentário Bumbando..................................................................................18

Divergências Sociais.............................................................................................19

Documentário Pajerama.......................................................................................21

Considerações Finais..............................................................................................22

Referências Bibliográficas.......................................................................................23

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Indivíduo é um conceito para definir um sujeito singular, particular. É a unidade que compõe um grupo.

Em sentido físico: o indivisível, o que não pode ser mais reduzido pelo procedimento de análise. Em sentido lógico: o que não pode servir de predicado. Para Aristóteles, o indivíduo, no primeiro sentido, é a espécie, porquanto, sendo resultado da divisão do gênero, não pode ser dividida (An. post., II, 13, 96b 15; Met., V, 10,1018 b 5). À determinação da indivisibilidade os lógicos do séc. V acrescentaram a impossibilidade de servir de predicado. Boécio diz: "Chama-se de indivíduo aquilo que não pode ser dividido por nada, assim como a unidade ou a mente, ou o que não pode ser dividido devido à sua solidez, como o diamante; ou o que não pode servir de predicado a outras coisas semelhantes, como Sócrates" (Ad Isag., II em P. L, 64, col. 97). Esse reparo tornou-se fundamental na lógica medieval, que o utilizou para definir o indivíduo: "indivíduo é aquilo de que se diz uma única coisa, como Sócrates e Platão" (Pedro Hispano, Summ. log., 209). Tomás de Aquino fala de um indivíduo vago (vagum), que corresponde à individualidade da espécie e de um indivíduo único: "O indivíduo vago, p. ex. o homem, significa uma natureza comum com determinado modo de ser que compete às coisas singulares, que subsistem por si e são distintas das demais. Mas o indivíduo único significa algo determinado que distingue; assim, o nome Sócrates significa este corpo e este rosto" (S. Th., I, q. 30; a. 4). Oindivíduo vago obviamente é apenas a unidade só numericamente distinguível de outras unidades. Era assim definido por Duns Scot: "Chama-se de indivíduo, ou seja, o que é numericamente uno, aquilo que não é divisível em muitas coisas e se distingue numericamente de qualquer outra" Un Met., VII, q. 13, n. 17).

Contudo, em Duns Scot mesmo encontram-se as premissas de um conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com