TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais

Trabalho Escolar: Atps Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Estela Rosana Oliveira Monteiro RA 416761

Marco Antonio Rosa RA 438982

Mariana Alves Barros RA 416418

Kaique Jose Carneiro de Oliveira RA 416413

PatríciaLima RA 416290

ATPS Ciências Sociais

Barretos – SP

2013

Estela Rosana Oliveira Monteiro RA 416761

Marco Antonio Rosa RA 438982

Mariana Alves Barros RA 416418

Kaique Jose Carneiro de Oliveira RA 416413

Patrícia Lima RA 416290

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Trabalho apresentado, conclusão do módulo de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, como requisita parcial do Curso, orientada pela Tutora Professora Ivania Ferreira Vaz.

Barretos – SP

2013

SUMÁRIO

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 Cultura, indivíduo e sociedade. 4

1.2 A Construção Social da Realidade. 5

1.3 Ciência social 6

2. A CLASSE OPERÁRIA 7

2.1 Resumo 7

2.2 Conclusão 8

3. A DESIGUALDADE SOCIAL 9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS. 16

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho aspectos importantes sobre as Ciências Sociais tem como objetivo estudar a vida do individuo em sociedade e é dividida em campos especializados, como por exemplo, a Sociologia.

A Sociologia é um estudo cientifico do comportamento humano e suas interações que pode explicar fenômenos sociais utilizando conceitos de estrutura social e cultural.

1.1 Cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura (do latim colere,que significa cultivar)é um conceito de várias acepções,sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B.Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedades”.

Individuo é um representante da espécie, como por exemplo uma pessoa , entre varias é um individua . Todo ser, animal ou vegetal, em relação á sua espécie: o gênero, a espécie e o individuo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o individuo e a sociedade.

Em sociologia, uma sociedade(do latim: societas, que significa “associação amistosa com outros”) é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos,preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto,no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere- se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, politicas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um pais ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

1.2 A Construção Social da Realidade.

O livro “A construção social da realidade”, aborda o assunto de uma subdisciplina sociológica que desde Max e Karl, ficou conhecida como sociologia do conhecimento, campo que foi interpretado como enfoque sociológico da historia das ideias, mas, vem aqui redefinido como o estudo de tudo aquilo que se considera conhecimento na sociedade, mediante o conhecimento do senso comum, que constitui a realidade cotidiana para o membro comum da sociedade.

Segundo os autores a sociologia do conhecimento deve tratar da construção social da realidade. A análise da articulação teórica desta realidade continuará sendo parte desse interesse, mas não é o mais importante. O que este livro sugere e uma redefinição de longo alcance de âmbito da sociologia do conhecimento, muito mais ampla do que tudo quanto ate agora se entendeu como construindo esta disciplina.

Neste livro em os autores consideram a sociologia do conhecimento como parte da disciplina empírica da sociologia. O propósito é teórica,mas a teorização refere-se à disciplina empírica em seus problemas concretos e não á pesquisa filosófica dos fundamentos da disciplina empírica. Trata-se da teoria sociológica e não da metodologia da sociologia. As afirmações deste livro estão claras no titulo e no subtítulo e consistem em declarar que a realidade é consistem em declarar que a realidade é construída socialmente e que a sociologia do conhecimento deve analisar a processo em que este fato ocorre.

A sociologia do conhecimento deve tratar da construção social da realidade, da vida, esclarecer a realidade, como é acessível ao senso comum dos membros ordinários da sociedade.

A inteiração social na vida cotidiana.

A linguagem e o conhecimento na vida cotidiana.

A sociedade como realidade objetiva.

1) Institucionalização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com