TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais

Ensaios: Atps Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

CULTURA

Existem diversos conceitos já elaborados sobre o significado de cultura, para a sociologia cultura é tudo que resulta da criação humana, podendo ser palpável e material ou conhecimentos e idéias.

Para Edward B. Tylor: “ Um todo complexo que abarca conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade.”

A cultura não é resultado da herança genética, mas de capacidades desenvolvidas pelo homem através do convívio social. Compreende conhecimentos, técnicas de transformação da natureza, valores, crenças, normas e é, portanto a essência da sociedade, por ser o modo de vida de cada povo. A cultura de um povo é o modo próprio de convívio que ele desenvolveu para a adaptação às circunstâncias ambientais. É a parte do ambiente resultante da transformação da natureza pelo homem.

São os indivíduos associados em grupos que criam, expressam, transmitem, recebem e transformam a cultura de sua sociedade. Não é possível observá-la diretamente, apenas o comportamento dos indivíduos, idéias e sentimentos coletivamente compartilhados, expressões concretas da cultura que eles compartilham.

Tem a função de satisfazer as necessidades humanas e abrange normas para definir a maneira correta de satisfazê-las, portanto limitando a satisfação dessas necessidades. Além disso cria necessidades para o homem, normalmente violando a sua condição natural, inibindo ou estimulando alguma necessidade da nossa espécie. A cultura de uma sociedade molda o indivíduo em seu comportamento, modo de vestir e até mesmo em suas necessidades estritamente naturais.

Segundo Hoebel e Frost (1981:28): “A sociedade humana é constituída de comportamento de pessoas. Podemos dizer que a pessoa pertence à sociedade, mas seria errôneo afirmar que a pessoa pertence a uma cultura; o indivíduo manifesta a cultura.”

SOCIEDADE

A sociedade humana é um complexo grupo de indivíduos interagindo de acordo com significados derivados da cultura, em função de interesses e objetivos interpessoais.

Todas as sociedades humanas ou animais apresentam formas padronizadas de comportamento, os padrões de comportamento humano e suas formas de organização sociais são flexíveis no tempo e espaço, e são transmitidos através da comunicação simbólica.

São componentes universais da sociedade: uma população que se localiza em um determinado território (ambiente natural), acrescentado de um ambiente cultural criado de acordo com um sistema de conhecimentos e técnicas, sendo essa população organizada segundo um sistema de símbolos, valores e normas partilhados, diferenciada através de um sistema de posições e papéis, um sistema de grupos e categorias e segundo um sistema de instituições.

Para que haja a vida em sociedade o homem está em constante processo de socialização, que é a transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos. As sociedades estão sempre se transformando, mudando os padrões de organização, isso requer do indivíduo a assimilação desses novos padrões de comportamento desenvolvidos na sociedade.

Através da socialização o homem pode desenvolver sua personalidade e ser admitido na sociedade. Ela é fundamental para a continuidade dos sistemas sociais. O homem aprende a se socializar através da comunicação simbólica, que é a comunicação dos indivíduos através de símbolos e a linguagem verbal é o mais importante instrumento de socialização.

As sociedades necessitam da cultura para sobreviverem, pois ela atende aos problemas da vida do indivíduo ou do grupo. Estão conectadas não havendo sociedade sem cultura e cultura sem sociedade.

INDIVÍDUO

Refere-se à personalidade, a singularidade do ser, o indivíduo enquanto entidade única, a individualidade.

Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como única em relação aos outros, o sujeito tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo.

A individualidade diz respeito também, aquilo que me difere do outro, a diferença está profundamente ligada a individualidade, seu oposto, a fragmentação da identidade, tem raízes na concentração demográfica, na ênfase na coletividade e na corporatividade na modernidade. Sendo assim, o desconforto inevitável, é sentir desprovido de individualidade e identidade. Principalmente, quando se cumpre uma diversidade de papéis na complexa estrutura cultural da modernidade.

A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios: sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento; que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.

Indivíduos transportam a sociedade nas suas crenças e ações (e interações), mas não a sociedade em si mesma.

ETAPA 2

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

O filme “A classe operária vai ao paraíso” de 1971 tem como personagem principal Lulu Massa, operário padrão da empresa VAL que enxerga sua vida sendo diariamente sugada por uma máquina, à qual é servil. Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe.

Ele é o operário-padrão, que se submete voluntariamente a um ritmo desumano de produção, na tentativa de ganhar um valor extra no salário referente a uma premiação por peça. O movimento sindical local está contra esse sistema de produção por peça, que representa um retrocesso em relação à remuneração por tempo de trabalho. Mas Lulu ignora a luta. Pior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com