TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De CO

Casos: Atps De CO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  4.571 Palavras (19 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04

CAPÍTULO 1 – Comportamento Organizacional............................................................ 05/06

Sistemas Aberto e Fechado ..............................................................06/07/08

CAPÍTULO 2 – Conceito e Inovação...............................................................................09/10

Inovação Tecnológica Brasileira.............................................................10/11

CAPÍTULO 3 – Uma Vantagem Competitiva..................................................................... 12

CAPÍTULO 4 - Percepção e Comunicação......................................................................... 13

Conceito à Arte de Administrar............................................................... 14

Comunicação Empresarial Versus Comunicação Organizacional.........14/15

Elementos da Comunicação...................................................................15/16

CONCLUSÃO..................................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................... 18

INTRODUÇÃO - Comportamento Organizacional, Eficiência e Eficácia

O Ser Humano é sem dúvida o fator que potencialmente determina o sucesso ou fracasso das organizações, a diversidade cria diferenciais, e estes revelam através de sua postura a competência e a competitividade que interfere diretamente no desempenho da empresa.

Dentro da dinâmica organizacional pode se explicar, compreender e interferir seus impactos dos indivíduos dentro das organizações.

Contanto dentro destas existem muitas variáveis no qual se destacam duas que seria a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamento estratégico, onde agrega atividade, produtos, serviços e pessoas.

Podemos dizer ainda que uma empresa não se constrói só pelos números, balanços, produção e patrimônio, sabem que tudo isso é importante, mas não é o tudo. E para se entender essa dinâmica requer percepção, visão e sagacidade.

Uns dos atores principal desta organização são os lideres, funcionários e seus comportamentos explícitos e implícitos, normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais.

È essencial que as empresas formulem e sigam seu Planejamento Estratégico, pois ele possibilita traçar direção onde esta é absorvida e engajada pelos colaboradores a ponto de firmar compromisso de todos, desenvolvendo assim com que seja consolidada uma cultura.

Estas organizações podem ser analisadas de forma qualitativa e quantitativa, através de indicares de absenteísmo, assim ao investigar o impacto do CO (indivíduos, grupos e estrutura) Inserindo nela melhorias e eficácia, aumentando produtividade e o desempenho de seus colaboradores.

Quando falamos de eficiência e eficácia consideramos conceitos iguais, mas seus significados são diferentes. São através desses conceitos podemos analisar se a organização está cumprindo o seu papel com sucesso ou se há algo a ser melhorado.

Eficiência é a capacidade de o profissional obter bons produtos (produtividade, desempenho) utilizando quanto menos recurso melhor, (tempo, mão de obra, material) ou produzindo mais com a mesma quantidade de recursos oferecido pela organização.

Eficácia é a capacidade de o profissional utilizar-se dos melhores meios o que for preciso para obter o resultado, uma eficácia pode ser realizada com bom desempenho, porém sem eficiência e vice-versa. Resumindo a eficiência e a eficácia tem que andar junto dentro de uma organização, o administrador tem que ter a capacidade de reconhecer o que a população procura ter funcionários capacitados, custo, condição de mercado. Para o desenvolvimento deste conceito dentro das organizações.

Capitulo 1

Comportamento Organizacional

O CO trata se de um estudo sistemático analisando o comportamento do ser humano dentro de uma organização, assim avaliando diversas características. Inserindo no individuo as necessidades e motivando-os a produtividade, a complexibilidade, seu trabalho em grupo, liderança, desempenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, assim promovendo a organização num todo.

O objetivo da CO é ajudar a relação de como as pessoas interage nas organizações, tanto como indivíduo como membro de um grupo. Nenhuma atitude, emoções ou pensamento ocorrem espontaneamente, pode dizer que até certo ponto que o comportamento humano é sempre determinado, não acontece simplesmente. Todas as ações humanas são resultados de causas, ações e atitudes.

A maneira pela qual uma pessoa reage a qualquer situação varia de pessoa para pessoa. Então o comportamento organizacional acaba sendo o estudo do homem e grupo em relação ao modelo administrativo adotado pela organização, assim gerando o comportamento individual como pessoa.

3 – Seus propósitos correspondem á Explicação (refere-se à busca de informações das causas reais no qual o acontecimento ocorreu). A previsão (refere-se a um resultado alcançado de uma ação especifica no qual a organização prevê em um futuro). O Controle (há uma dificuldade maior de monitorar o comportamento do ser humano, pois o mesmo é muito instável).

4 - Características identificadas:

Essas características identificadas são de extrema importância para um administrador. Analisando seus comportamentos, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacional o Comportamento é um conjunto de ações e reações dos indivíduos, sendo tanto físico quanto emocional.

Além de provocar reações e respostas engloba também os conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com