TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De CO

Artigo: Atps De CO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

1. Primeiro Desafio

1.1. Conceito de Comportamento Organizacional Enfatizando Percepção, Motivação e Mudança

O comportamento organizacional trabalha mais eficazmente é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional aplicando o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o Comportamento Organizacional.

Podemos dizer que o CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento geralmente é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. Existem diferenças entre as pessoas. Elas não reagem todas da mesma maneira a uma dada situação. Contudo, existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de todos os indivíduos, que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.

Pode-se notar que o CO atua sobre a necessidade, a personalidade, a capacidade de trabalho em equipe, as ambições, os sonhos, de cada um dos membros de uma organização. Pode-se afirmar, também, que tudo o que os integrantes da organização almejam, podem alcançar, se a política atual da organização permitir, pois, se as necessidades individuais não vierem de encontro com as necessidades da organização, o resultado desta interação pode se retratar em equipes de baixo rendimento e baixa motivação. Entende-se, então, que, para se obter equipes eficazes e motivadas. É preciso, um cuidado especial na interação entre estas equipes e a organização, respeitando as necessidades individuais.

A percepção trata da forma como cada pessoa interpreta as mensagens que recebe e dá sentido a ela. Pode ser colocado como um processo de seleção, organização e interpretação dos estímulos que o ambiente oferece.

A percepção de mudança organizacional seria a forma como o funcionário organiza e interpreta as impressões sensoriais sobre a mudança para dar sentido ao ambiente organizacional em transição. Em razão disto, entender os significados conferidos pelos colaboradores aos seus processos perceptivos da dimensão real dos valores organizacionais pressupõe ampliar a base de compreensão do modo como os gestores orientam o comportamento de seus colaboradores.

Sob a luz das teorias motivacionais, pode-se perceber que muitas organizações, principalmente nos dias atuais, estão empregando ferramentas que a compõe, buscando cada vez mais o melhor emprego destas, de modo que esta interação resulte em satisfação ao individuo e em resultados de alto desempenho na organização.

As motivações estão estreitamente vinculadas às necessidades, às carências ou desejos que as pessoas podem apresentar em cada momento. Isto faz com que para cada necessidade exista ao menos uma motivação, ainda que para a maior parte das pessoas exista sempre um pluralidade de motivação diversas, por exemplo, na necessidades de dispor de um automóvel poderão surgir motivações muito diferentes umas das outras. Uma das motivações pode residir na utilidade do carro para facilitar a deslocação para o emprego. Pode ser a independência face aos transportes públicos. Para outros, a motivação principal pode estar na liberdade que o carro proporciona na realização de viagens, a comodidade e o transporte dos familiares.

Entende-se, então, que, para se obter equipes eficazes e motivadas, é preciso, um cuidado especial na interação entre estas equipes e a organização, respeitando as necessidades individuais.

As mudanças são fenômenos normais no cotidiano das pessoas, na natureza ou nos ambientes sociais. Ela é necessária à sobrevivência, pois a cristalização tende à morte ou extinção. O progresso tecnológico é um dos fatores de maior destaque como alavancador de mudanças.

As empresas precisam se orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com