TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Ciências Sociais

Monografias: Atps De Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independentes.

O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.

Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com