TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnicas De Atuacao No Serviço Social

Dissertações: Atps De Tecnicas De Atuacao No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇAO PROFISSIONAL

GLÓRIA DE DOURADOS-MS

2012

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como tema apresentar "A prática do Assistente Social e a Categoria Teórica Metodológico, mediadora e Instrumentos Técnicos do Serviço Social". Formação profissional a partir de dois eixos, quais sejam a base doutrinária e a base técnica. Nas várias dimensões que compõem o agir profissional: teórico-prática, técnica e ético-operativa. No conhecimento das determinações do real na efetivação do pôr teleológico, ou seja, "a consciência que reflete a realidade" perspectivas e suas finalidades.

A atuação profissional que é orientada pelos Projetos Profissionais que englobam valores éticos, políticos e sociais que se modificam a partir das transformações para o desenvolvimento das ações é necessário um conhecimento do indivíduo, no meio em que ele vive e das influencias externas que alteram suas relações por meio de uma estratégia ou tática da qual se realiza a ação. Foram selecionadas três assistentes sociais atuantes em políticas sociais distintas com a finalidade de conhecer o trabalho do assistente social em sua atuação profissional, do seu dia a dia, os instrumento utilizado para estas entrevistas foi o questionário.

Os assistentes sociais entrevistados têm a possibilidade e o desafio de elaboração teórica, isto é de produzir conhecimentos teóricos pela sua inserção e conhecimento nas políticas públicas, onde o desafio é criar condições para fortalecer as políticas e programas para promoção de uma sociedade inclusiva para todas as idades, reconhecendo à vida e a dignidade. Teorico-metodologico,que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para alem dos fenômenos aparentes,buscando aprender sua essência,seu movimento e as possibilidades de construção de novas profissionais

Através dos depoimentos colhidos das três (3) assistentes sociais selecionadas, percebemos que em relação às entrevistas. A atuação do processo de passagem da teologia à causalidade posta, tem a presença marcante de dois elementos inseparáveis: a posição dos fins e a busca dos meios. E a categoria da alternativa como mediadora desse processo, como a categoria que faz a passagem da possibilidade à realidade. Essas alternativas encontra-se presente tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios, que implica "escolhas", e essas escolhas entre as finalidades que tenham condições concretas de se efetivarem e as "escolhas" entre os objetos que podem ser os meios para concretização das finalidades existentes, e fazem parte dos processos valorativos, nos quais esses valores são partes integrantes e fundamentais do processo de escolha.

A categoria da alternativa expressa dentro de si um caráter teórico, ético, político e operacional, o caráter teórico porque todas as práxis são imediatamente dirigidas para alcançar um determinado fim concreto, e o caráter ético-político porque o homem é capaz de agir com consciência e liberdade, criando alternativas de valor, escolhendo entre essas alternativas e adicionando esses valores em suas finalidades, e o caráter operativo é porque nesse processo são as alternativas que permitem a passagem da possibilidade à efetividade; portanto, há que se escolher também os meios e os procedimentos e instrumentos adequados à efetividade da finalidade ideal.

Os valores são encontrados em várias perspectivas, tais como a da lógica e a da estética, da moralidade e da ciência; a da religião e da economia. Os comportamentos ético-morais se materializam no cotidiano por intermédio das escolhas de valores e das implicações ético-político da ação profissional, ou nas palavras de LuKács (1976, p.106), a realidade social deste comportamento (ético) depende, não por último, de qual valor, entre os valores emergentes do desenvolvimento social. A moral na sociedade capitalista possui uma função ideológica, e suas escolhas podem estar voltadas tanto para a dominação quanto vinculada à liberdade.

Entretanto, a escolha dos instrumentos necessários à operacionalização de um resultado requer também, uma dimensão ético-política. Para que o sujeito se responsabilize por sua ação, é necessária que tenha consciência desse caráter ético-político, assim essa ação deve ser consciente, intencional e livre (entendendo liberdade como articulação, limites e possibilidades). (Rios, 2001). Daí a importância do conhecimento teórico para ação. Os elementos técnicos existem em um determinado processo histórico, sendo assim faz-se necessária a apreensão da direção histórica que os produziu.

A prática profissional não se confunde com a prática social, mas está inserida nela e isso faz com que a Teoria Social de Marx seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, mas não esgote uma prática profissional interventiva, e além do conhecimento teórico precisa-se de outros tipos de conhecimentos como, por exemplo, o conhecimento procedimental que venham a suprir necessidades de uma determinada prática social a prática profissional do assistente social.

Anúncios Google

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação, como especialização do desenvolvimento do seu trabalho e os Assistentes Sociais atua no campo das políticas sociais. Tendo como foco principal a defesa dos direitos humanos e a eliminação de todas as formas de desigualdades e injustiças sociais.

Nesta perspectiva o instrumental técnico-operativo dos Assistentes Sociais fundamentam-se em ações do nível de planejamento, assessoria, projetos e ação direta estimuladora da participação dos sujeitos sociais, na defesa de seus direitos e no acesso aos mesmos. O cotidiano da intervenção profissional é marcado pelo atendimento as demandas e requisições da classe trabalhadora, que dizem respeito ao atendimento às necessidades básicas da população, na qual, se faz necessário a realização de estudos e pesquisas para avaliar a realidade.

Contudo, a relação da teoria e a prática no estágio são definidas como uma estratégia reflexiva da formação profissional, que complementa o processo de ensino e aprendizagem dando ênfase a pratica, engloba em seu desfeche supervisão, revisão e exame cuidadoso. Está vivência tem como ponto principal a integração do saber com o fazer, na qual atribui um caráter reflexivo e coloca o estagiário frente às constantes do cotidiano profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com