TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Dissertações: Atps Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução.

A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações. Na família, muitas vezes os interesses entre marido e mulher são divergentes: ele pretendendo realizar investimentos e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em viagem.

Às vezes, o que está em jogo é a realização de um trabalho, ganhos materiais, sentimento de capacidade, de utilidade, de vitória ou fracasso, etc...

Nas empresas, não é diferente. Negociamos o tempo todo com os nossos pares. São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm, como dissemos, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado. Os políticos também usam a negociação como a maior estratégia para atingir seus objetivos. Ela é parte de todo o processo. Portanto, não há como negar que a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana. Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa. Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas. Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender e desenvolver a arte da negociação. A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.

Etapa 3

Técnicas e habilidades de um bom negociador.

Tendo como base, em uma forma sistêmica, que processo de negociação tem que haver entradas, saídas e interesses de ambas as partes envolvidas, para que haja um acordo. É de estrema importância que habilidades essenciais seja colocadas em pauta como: informação (estudar seu negociador e o que será negociado), saber ouvir a outra parte, clareza na comunicação e em objetivos a ser alcançados. A capacidade de perceber necessidade dos outros, de se comunicar com eficiência e de se posicionar adequadamente. Tendo como palavra chave empatia (saber falar, calar, posicionar-se).

Sem duvidas uma das negociações mais frustrante para um profissional é hora de pedir um aumento para seu chefe, é um momento crucial, por isso algumas técnicas devem ser seguidas:

Prepare-se para perguntar sobre questões-chaves. Imagine seus objetivos, mantenha as informações claras em mente.

Jogue aberto e exponha os objetivos. Se não houver clareza nas perguntas, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com