TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos

Dissertações: Atps Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Estela Rosana Oliveira Monteiro RA 416761

Patrícia Lima RA 416290

ATPS Processos Administrativos

Barretos – SP

2014

Estela Rosana Oliveira Monteiro RA 416761

Patrícia Lima RA 416290

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Trabalho apresentado, conclusão do módulo de Processos Administrativos, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, como requisita parcial do Curso, orientada pela Tutora Professora Ana Maria Simionato.

Barretos – SP

2014

1 - INTRODUÇÃO

O Planejamento, preparação, é absolutamente indispensável em qualquer atividade.

Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere ás capacidades de produção e a programação está intimamente ligado ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de matérias, fica mais difícil dizer que está programando uma compra, em vez de ser está planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.

Tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados. Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.

Planejamento?

Uma das principais funções administrativas, o planejamento, o “P” do PODC (Planejar, organizar, dirigir e controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos futuros.

Segundo Idalberto Chiavenato planejamento é uma técnica para observar incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das obrigações. Planejamento lida com o futuro. Começo com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com mínimo de esforço custo.

Planejamento segundo Carlos Alberto de Faria. Planejamento: Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo (socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação).

Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira continua e constante. Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre á medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas organizações. Dê forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcança-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Na verdade, é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos, e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível, onde é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.

Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.

Segundo Chiavenato, há três níveis distintos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento estratégico; é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Relacionam- se os objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcança-los, que afetam a empresa como um todo. Quase sempre o seu limiar cobre algo com 2ª 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo. Esta voltada para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo.

Planejamento tático é relacionado os objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte de empresa.

Planejamento Operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado para curto prazo, envolve cada tarefa isoladamente e é voltado para a eficiência na execução das tarefas ou das atividades.

Análise

Após analisar com o grupo os artigos: “Veja o futuro antes dos outros” – Por Roberto Shinyashiki e “O desafio do administrador do futuro” –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com