TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps noções atuariais

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

        

POLO: Senhor do Bonfim – BA

CURSO: Ciências Contábeis

DISCIPLINA: Noções de Atividades Atuariais

PARTICIPANTES:

NOÇOES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

PROFESSOR: Me. Luiz Palmeira

Senhor do Bonfim – Bahia, 25 de Maio de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

2. A ORIGEM DO SEGURO NO BRASIL....................................................................04

3. OS ELEMENTOS E DEFINIÇÃO DE SEGURO......................................................04

4. OBJETIVO DE SE FAZER UM SEGURO................................................................04

5. COSSEGURO, RESSEGURO, RETROCESSÃO E FRAUDE.................................05

6. PLANO DE PREVIDENCIA PRIVADA E DIFERENÇAS ENTRE VGBL E PGBL..............................................................................................................................06

7. CONCLUSÃO.............................................................................................................07

8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.............................................................................08

INTRODUÇÃO



Trabalho acadêmico da matéria de Noções de Atividades Atuariais, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera UNIDERP-Pólo-Senhor do Bonfim, sob a orientação do professor presencial Wilney Benevides.

Neste desafio a meta é mostrar diferentes situações de Seguro, Resseguro,Cosseguro, Retrocessão, Fraude e a respeito de Plano de Previdência Privada, Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

COMO SURGIU O SEGURO NO BRASIL

O seguro no Brasil veio com a vinda da Família Real, em 1808. Apenas a partir daí começa a haver uma preocupação com o desenvolvimento, entre eles, a criação do Banco do Brasil, abertura dos portos ao comercio internacional, permissão para abertura das fabricas, etc. Foi criada também em 1808, a primeira companhia seguradora, chamada Boa-Fé, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguros de Lisboa e, em seguida também na Bahia, foi autorizada a atividade da Companhia de Seguros Conceito Público. O código Comercial foi promulgado em 1850, estabelecendo direitos e deveres entre as partes contratantes, limitando, porém, ao seguro Marítimo. A companhia de Seguros Tranqüilidade foi autorizada a funcionar em 1855 no Rio de Janeiro, tornando-se a primeira a comercializar os seguros de vida. Em 1935, foi fundada aquela que viria a ser a maior companhia seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.Em 1939, foi criado o instituto de Resseguro do Brasil (IRB-Re), com a atribuição de exercer o monopólio de resseguro no país. Já em 1996, por meio do Decreto Lei n° 73, é instituído o sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

ELEMENTOS E DEFINIÇÃO DE SEGURO

O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou seu beneficiário), mediante o recebimento de um valor monetário estipulado (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco) indicado no contrato. A finalidade específica do seguro é restabelecer o equilíbrio econômico perturbado.

Elementos que caracterizam o Seguro:

Risco, Sinistro, Segurador, Segurado, Segurado ou seu beneficiário,  Prêmio, Indenização, Apólice.

O OBJETIVO DE SE FAZER UM SEGURO

Os seguros têm por objetivo proteger quem o contrata de um evento que poderia reduzir muito seu patrimônio, dificuldade a sua vida ou a alguém que você considera muito.


COSSEGURO, RESSEGURO, RETROCESSÃO E FRAUDE.

COSSEGURO: É a uma operação que consiste em repartir os riscos, de um segurado entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras ou uma única apólice, por uma das seguradoras, denominada Seguradora Líder, não se verificando, ainda assim, quebra de vinculo do segurado com cada uma das seguradoras que respondem isoladamente, perante ele, pela parcela de responsabilidade que assumiram. O percentual do prejuízo, caso haja sinistro, que cabe a uma seguradora deverá ser o mesmo referente ao premio, isto é, por exemplo, se uma seguradora ficou com 10% do premio, assumirá 10% do prejuízo, caso haja sinistro.

RESSEGURO: Operação pela qual o segurador, com o intuito de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador umaparte da responsabilidade e do premio recebido. Em resumo, um seguro do seguro. No Brasil essa operação só pode ser feita com o IRB-Re. Existem dois tipos de resseguro, podendo ser estruturados sob a forma proporcional e não- proporcional. O Facultativo e o automático.

RETROCESSÃO: É uma operação feita pelo ressegurador e que consiste na cessão de parte das responsabilidades por ele aceitas a outro(s) ressegurador(es) ou seguradora(as). Em outro enfoque: é o resseguro, ou seja, trata-se da pulverização do risco proveniente de uma resseguradora. Em outras palavras: é o resseguro de um resseguro.
FRAUDE: É qualquer ato enganoso deliberado contra ou pela companhia seguradora, correto, prestador de serviço ou segurado, com o propósito de obter ganho financeiro não garantido. A fraude ocorre durante o processo de contratação e utilização do seguro. Existem basicamente, dois tipos de fraudadores: os contumazes e os oportunistas. Os contumazes fazem os seguros com a intenção de fraudar, já os oportunistas são pessoas normais, que nunca tinham pensado naquilo até acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com