TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades Enem

Dissertações: Atualidades Enem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

1. Trinta e cinco anos da Revolução Xiita do Irã

Há 35 anos atrás, uma revolução popular no Irã derrubou a ditadura do Xá Mohhammed Reza Pahlevi. Batizada, de “Revolução Islâmica”, por causa do papel hegemônico exercido pelo clero xiita, a revolução de 1979 é considerada o marco da ascensão mundial do ativismo muçulmano. A revolta civil acabou confiscada pelos clérigos, que transformaram o país numa teocracia xiita (vertente minoritária no islã, mas majoritária no país persa). Colocado como o Líder Supremo da nação, o aiatolá Khomeini afastou a intervenção ocidental e privilegiou a retomada dos costumes e políticas subordinadas às tradições de fundo religioso. Dessa forma, o Irã se transformou em uma teocracia marcada por alguns elementos democráticos e, ao mesmo tempo, de natureza republicana.

Ainda hoje, sendo controlados por uma elite religiosa, os iranianos sustentam um discurso oficial de aversão explícita aos EUA.

2. Conflitos na Síria

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o conflito de três anos na Síria já deixou mais de 191 mil mortos até abril. O levante contra o regime de Bashar al-Assad teve início em 15 de março de 2011, durante a insurreição da Primavera Árabe, período em que as populações de países árabes, como Tunísia, Líbia e Egito se revoltaram contra os governos de seus países. Inicialmente, a principal reivindicação dos manifestantes era por um sistema político mais democrático e maior liberdade de expressão em um dos países mais repressivos do mundo árabe. Há quase 50 anos, a Síria é governada pelo mesmo partido, o Baath.

A não aceitação das reivindicações e a repressão efetuada pelas forças militares de Al-Assad aumentaram as tensões políticas, levando a oposição a empreender uma luta armada contra o governo. Os confrontos se transformaram em guerra civil e, além dos milhares de mortos, forma responsáveis por outros milhões de refugiados, sem acesso a alimentos e remédios. Entre elas, estão mulheres e crianças.

3. Cinquenta anos do Golpe Militar

Em 2014, o golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil completa 50 anos. Em 1964, o ambiente político e econômico turbulentos proporcionaram as condições para a ocorrência do golpe. A inflação acumulada em um ano chegara a 80% e as riquezas do país estavam encolhendo, além da falta de gêneros de primeira necessidade – alguns deles racionados, como o caso do açúcar. Havia uma distribuição de energia precária, a mesma coisa para a água. Transportes coletivos também. Por conta das greves, muitas vezes não eram disponíveis.

O período governado pelos militares (foram cinco generais) foi marcado pelos atos institucionais, como o AI-5, considerado o mais duro deles que, entre outras barbaridades, proibiu a concessão de habeas corpus para presos políticos, dando o sinal verde para a tortura.

Enquanto a propaganda oficial falava em Brasil grande, com obras monumentais e elevado crescimento econômico durante a primeira metade da década de 1970 (no chamado “milagre econômico”), a repressão e a censura eram intensas com mortes e desaparecimentos de muitos presos.

4. Cem anos da 1ª Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande conflito internacional do século vinte. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

A eclosão do conflito esteve relacionada às tensões crescentes entre as potências imperialistas, que buscavam matérias-primas, necessárias em quantidade cada vez maior, em função da Segunda Revolução Industrial. A corrida imperialista levou à disputa pelo controle de novas colônias na África e na Ásia. A Alemanha despontava como potência industrial e ameaçava a liderança do império inglês. Ao mesmo tempo, os franceses guardavam fortes ressentimentos contra o país germânico por conta da Guerra Franco-Prussiana, onde perderam o território da Alsácia-Lorena. Dos quatro anos do conflito, algumas características foram marcantes, como a politica de alianças, com a formação da Tríplice Entente, com Inglaterra, França e Rússia, e a Tríplice Aliança, com a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália. Além disso, pela primeira vez, o uso de pesados armamentos e as três fases que marcaram a guerra: a fase de movimento, quando o jogo de Alianças e as hostilidades arrastaram vários países para o conflito, a fase da guerra de trincheiras e a fase das ofensivas.

5. Coreia do Norte

Um dos países mais fechados do mundo, a República Popular Democrática de Coreia (RPDC) – nome oficial da Coreia do Norte – aparece frequentemente no noticiário, seja pelos exercícios militares, que apontam para existência de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de armas nucleares, preocupando o mundo, seja pelas medidas de extremo autoritarismo do governo. Por trás dessa tentativa de aparecer para o mundo, existe a realidade de um povo norte-coreano, faminto e oprimido por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com