TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento Da Pobreza Infantil Em Portugal "é Dramático"

Dissertações: Aumento Da Pobreza Infantil Em Portugal "é Dramático". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  246 Visualizações

O sociólogo Renato Carmo considerou, esta terça-feira, "dramático" para Portugal que "cerca de um quarto das crianças e jovens" esteja em risco de pobreza, com o aumento deste fenómeno nas famílias com dois ou mais filhos.

"Recentemente, estamos a verificar que a pobreza está a aumentar nas famílias que têm dependentes, nomeadamente mais de dois, ou nas famílias monoparentais", o que "tem reflexo na pobreza infantil", disse, aludindo a indicadores estatísticos recentes.

Quanto à pobreza infantil, indicou, "cerca de um quarto da população até aos 17 anos está em risco de pobreza", sendo esta percentagem ainda mais elevada numa análise da linha de pobreza ancorada ao ano de 2009, um cenário já avaliado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A linha de pobreza é sempre relativa ao rendimento do ano e à mediana do rendimento disponível do ano em causa. Portanto, tendo em conta 2009, em que a mediana era maior, 30% das crianças está atualmente numa situação abaixo da linha de pobreza", enfatizou.

Renato Carmo, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e do Observatório das Desigualdades, falava à agência Lusa à margem do VIII Congresso Português de Sociologia, a decorrer na Universidade de Évora (UÉ), até quarta-feira.

No âmbito da mesa-redonda "Formas de Pobreza em Contexto de Crise", em que foi orador, o sociólogo disse que este incremento da pobreza infantil é "dramático" para Portugal, sobretudo no atual quadro demográfico do país.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com